Busca avançada
Ano de início
Entree

Longevidade da resistência de união em dentina superficial e profunda com uso do pré-tratamento dentinário com TiF4 ou incorporado ao primer de um sistema adesivo autocondicionante de dois passos

Processo: 15/06642-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Roberta Tarkany Basting Höfling
Beneficiário:Gabriele Barbosa Torres
Instituição-sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Resistência de união (odontologia)

Resumo

O objetivo desse trabalho será avaliar a longevidade da resistência de união à dentina superficial e profunda ao se utilizar o tetrafluoreto de titânio (TiF4) nas concentrações de 2,5% ou 4% em solução aquosa como pré-tratamento dentinário ou quando incorporado ao primer de um sistema adesivo autocondicionantes de dois passos (Clearfil SE Bond/ CL). Cinquenta terceiros molares humanos hígidos serão seccionados em seus longos eixos para obtenção de duas fatias de cada dente que serão embutidas e planificadas para delimitação da dentina em duas zonas de igual distância: dentina superficial (DS) e profunda (DP). As fatias serão separadas entre os grupos (n=10): CL; solução aquosa de TiF4 2,5% + CL; solução aquosa de TiF4 4% + CL; TiF4 2,5% incorporado no primer do CL; TiF4 4% incorporado no primer do CL. Cinco microcilindros serão colocados em DS e DP, seguindo-se à fotoativação do sistema adesivo e preenchimento com resina composta. Após armazenamento em água destilada e deionizada por a 370 C por 24 h ou 180 dias, testes de resistência de união por microcisalhamento serão realizados em máquina de ensaios universal. O tipo de fratura será avaliado em lupa estereoscópica e análises de micromorfologia superficial serão realizadas em MEV para avaliação da quantidade e distribuição de túbulos. As análises estatísticas serão realizadas de acordo com a distribuição homogênea ou não homogênea, empregando-se testes paramétricos ou não paramétricos, respectivamente, adotando-se o nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORRES, GABRIELE BARBOSA; DA SILVA, TANIA MARA; BASTING, ROSANNA TARKANY; BRIDI, ENRICO COSER; GOMES FRANCA, FABIANA MANTOVANI; TURSSI, CECILIA PEDROSO; BOTELHO DO AMARAL, FLAVIA LUCISANO; DE PAIVA GONCALVES, SERGIO EDUARDO; BASTING, ROBERTA TARKANY. Resin-dentin bond stability and physical characterization of a two-step self-etching adhesive system associated with TiF4. Dental Materials, v. 33, n. 10, p. 1157-1170, OCT 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.