Busca avançada
Ano de início
Entree

O apocalipse agora é verde: ambientalismo e religião na construção da nova paisagem de fim de mundo

Processo: 15/02123-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Reginaldo Prandi
Beneficiário:Renan William dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da religião   Religiões   Catolicismo   Meio ambiente   Secularização   Ambientalismo

Resumo

O presente projeto pretende estudar o impacto na religião católica de determinada concepção apocalíptica de origem ambientalista. A competência discursiva para a produção de saberes escatológicos legítimos sempre foi, historicamente, tema específico da religião. Não é mais. Pelo menos desde Hiroshima. Na modernidade cresce o número de atores e instituições sociais não religiosos que oferecem narrativas sobre o que deve acontecer no fim dos tempos - e uma parcela dos chamados "ambientalistas" está aí incluída. Frente a esse avanço, sob risco de perder seu posto como produtora de mais um bem de salvação (como já aconteceu na assistência social, na orientação psicológica, na formação filosófica, na cultura artística etc. - o que faz parte do chamado processo de secularização), a Igreja Católica procura reagir. E isso pode se dar seja através da refutação do discurso ambientalista e secular que não provém de suas raízes proféticas e doutrinárias, seja de sua incorporação, buscando reinterpretar ou traduzir esse discurso em termos religiosos. Uma vez que o catolicismo é uma religião que escreve, isto é, que mantém um corpo de especialistas que debatem, registram e publicam as contendas nas quais se envolvem, suas respostas e questionamentos aos discursos apocalípticos ambientalistas prestam-se à análise sociológica pelo presente projeto. Ainda, para além da compreensão da dinâmica interna e das transformações que a doutrina católica deve enfrentar nesse embate, este projeto também pretende contribuir, num segundo plano, para a "calorosa" discussão sobre a teoria da secularização e sua relevância para a sociologia da religião contemporânea. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Renan William dos. A salvação agora é verde: ambientalismo e sua apropriação pela Igreja Católica. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.