Bolsa 15/10670-9 - Engenharia de software, Ensino e aprendizagem - BV FAPESP
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Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem

Processo: 15/10670-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 16 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 15 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Draylson Micael de Souza
Supervisor: Michael Kolling
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Kent, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/04352-6 - Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, BP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino e aprendizagem | Ferramentas de Avaliação Automática | Fundamentos de Programação | Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem | Engenharia de Software

Resumo

Os benefícios de utilizar ferramentas de avaliação para trabalhos de programação têm sido amplamente discutidos em educação em computação. Assim, o projeto de doutorado "Subsídios à Integração de Ferramentas de Avaliação Automática e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem" (FAPESP 2012/04352-6) visa investigar e explorar a integração de ferramentas de avaliação para trabalhos de programação em LMSs. A ideia é estabelecer mecanismos para minimizar os problemas associados ao acesso e uso de tais ferramentas, encorajando e facilitando sua adoção tanto por professores como por alunos. Neste sentido, uma questão relevante com relação à avaliação de trabalhos de programação é como interpretar os resultados da avaliação. Mais importante do que medir a qualidade dos trabalhos dos alunos é entender as dificuldades deles e adotar estratégias para minimizar os problemas associados. Assim, este projeto de pesquisa visa investigar as dificuldades dos alunos na aprendizagem de programação com base nos resultados das ferramentas de avaliação para trabalhos de programação, bem como observando o comportamento dos alunos quando eles estão construindo programas em ferramentas de apoio à programação. O projeto será conduzido sob a supervisão do Prof. Michael Köling, na Universidade de Kent, UK. Será considerado as ferramentas de apoio à programação Greenfoot e BlueJ, especialmente os dados coletados pelo BlueJ Blackbox e a ferramenta ProgTest.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, DRAYLSON MICAEL; KOLLING, MICHAEL; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Most Common Fixes Students Use To Improve The Correctness Of Their Programs. 2017 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), v. N/A, p. 9-pg., . (15/10670-9, 12/04352-6)