Busca avançada
Ano de início
Entree

Soroprevalência de anticorpos para citomegalovírus em gestantes

Processo: 15/02245-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Celso Francisco Hernandes Granato
Beneficiário:Flávia de Oliveira Naddeo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Citomegalovirus   Epidemiologia   Infectologia

Resumo

Citomegalovírus (CMV) é um vírus de ADN, dupla-fita, que após a primeira infecção, permanece latente no organismo podendo reativar em condições de queda da imunidade, como na gestação, na quimioterapia e na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Atualmente, é o principal agente causador de infecções congênitas em países desenvolvidos, causando sequelas importantes no feto como surdez e alterações neurológicas. O vírus é amplamente distribuído na população em geral e sua transmissão está relacionada com condições socioeconômicas e de higiene, variando entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. A transmissão vertical do CMV é baixa em infecções não primárias, mas em infecções primárias as taxas de transmissão situam-se próximas a 30-40%. No Brasil existe uma escassez de trabalhos acerca da soroprevalência do CMV, especialmente em gestantes. O presente trabalho visa avaliar a prevalência de infecções passadas ou presentes em gestantes na região metropolitana de São Paulo, encaminhadas a um laboratório de análises clínicas para exames de pré-natal, portanto, independente de suspeita clínica da doença.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLÁVIA NADDEO; ANA MARIA PASSOS-CASTILHO; CELSO GRANATO. Cytomegalovirus infection in pregnancy. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 51, n. 5, p. -, Out. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.