Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos moduladores da suplementação nutricional com leucina e ácido graxo poli-insaturado ômega-3 sobre crescimento de câncer na prole de ratas suplementadas

Processo: 15/09371-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Sarah Christine Pereira de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição e câncer   Carcinoma 256 de Walker   Gravidez   Suplementação alimentar   Leucina   Ácidos graxos ômega-3   Tecido hepático   Epigênese genética   Progressão tumoral   Modelos animais de doenças

Resumo

O câncer é uma das principais causas de morte atualmente. Diversos estudos destacam o efeito protetor de nutrientes, como o ácido graxo poli-insaturado ômega-3 e o aminoácido leucina, que podem atuar como preventivos ou também moduladores contra vários efeitos espoliativos produzidos pelo crescimento do câncer. Atualmente, muitos estudos preconizam que a exposição materna a determinados fatores ambientais e dietas, durante o período recente do desenvolvimento embrionário, pode influenciar o fenótipo do embrião quanto ao risco de desenvolver certas doenças, como o câncer, no decorrer da vida e, principalmente, na vida adulta. Devido às dificuldades de tratamento do câncer, faz-se necessário estudar meios de prevenir a sua incidência e, principalmente, em melhorar as respostas do hospedeiro. Assim, o objetivo do presente projeto é avaliar a eficácia da suplementação nutricional com leucina e/ou ácido graxo poli-insaturado ômega-3 em sua atuação na prevenção ou minimização dos efeitos provocados pelo carcinoma de Walker 256 em ratos adultos provenientes dos períodos de prenhez e amamentação submetidos a dietas ricas com os nutrientes acima. Serão, então, estudadas as possíveis marcações epigenéticas que a suplementação pode conferir à prole na vida adulta tanto no crescimento tumoral como sobre os efeitos produzidos pelo tumor no tecido hepático desses animais. Desse modo, o presente projeto representa pedido de renovação da bolsa, pois com base nos experimentos iniciais há necessidade de novos ensaios e também complementação dos objetivos iniciais de analise do tecido hepático dos animais experimentais. O projeto está de acordo com UKCCCR e foi aprovado pela Comissão de Ética para Experimentação Animal sob o número de protocolo nº 3424-1.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA MIYAGUTI, NATALIA ANGELO; PEREIRA DE OLIVEIRA, SARAH CHRISTINE; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Maternal nutritional supplementation with fish oil and/or leucine improves hepatic function and antioxidant defenses, and minimizes cachexia indexes in Walker-256 tumor-bearing rats offspring. Nutrition Research, v. 51, p. 29-39, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.