Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel da infecção pôr H. pylori na modulação da expressão de miRNAs associados à via Wnt/b-catenina

Processo: 15/08775-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Lima Ribeiro
Beneficiário:Rafael Zuppardo Gambeloni
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Gastroenterologia   Neoplasias gástricas   Proteínas Wnt   beta Catenina   Transformação celular neoplásica   Helicobacter pylori   MicroRNAs

Resumo

Sabe-se que a infecção por H. pylori desencadeia uma progressão patológica na mucosa gástrica que eventualmente culmina no desenvolvimento do câncer gástrico. Inevitavelmente, a infecção causa uma resposta inflamatória no hospedeiro, que gera espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, os quais podem causar alterações protéicas, danos às membranas celulares e oxidação à molécula de DNA, que são sabidamente etapas importantes no desenvolvimento do câncer gástrico. Além disso, existem evidencias na literatura, e obtidas por nosso grupo de pesquisa, mostrando que a infecção por H. pylori está diretamente associada a uma redução na eficiência dos mecanismos de reparo ao DNA, o que favoreceria o acúmulo de mutações e instabilidade genômica, favorecendo a gênese do câncer gástrico. Alguns trabalhos recentes mostram a importância da regulação da via oncogênica Wnt/b-catenina e de seus alvos downs tream em diversos tipos de câncer. Entretanto, a associação entre os genes e alvos da via Wnt/b-catenina sob as vias de reparo ao DNA ainda são pouco explorados. Levando em consideração a relevância de alterações epigenéticas em nível pós transcricional, por microRNAs (miRNA), na regulação da expressão de genes envolvidos em diversas etapas da carcinogênese. E, tendo em vista que a infecção por H. pylori poderia modular a expressão de miRNAs, pretende-se avaliar a associação da infecção por H. pylori na modulação da expressão de miRNAs associados à via Wnt/b-catenina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JULIANA C.; GAMBELONI, RAFAEL Z.; ROQUE, ALINE T.; OECK, SEBASTIAN; RIBEIRO, MARCELO L. Epigenetic Mechanisms of ATM Activation after Helicobacter pylori Infection. American Journal of Pathology, v. 188, n. 2, p. 329-335, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.