Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise anatômica e dendrocronológica para identificação de efeitos de borda no crescimento de Aspidosperma polyneuron na Estação Ecológica dos Caetetus

Processo: 15/09329-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Gregório Cardoso Tápias Ceccantini
Beneficiário:Milena de Godoy Veiga
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Anatomia da madeira   Fragmentos florestais   Dendrocronologia   Aspidosperma   Impactos ambientais   Mudança climática   Técnicas histológicas

Resumo

O desmatamento e a consequente fragmentação florestal vêm causando muitos impactos atualmente e suas consequências ainda são pouco conhecidas. A fragmentação de ecossistemas como as florestas tropicais, pode influenciar muito a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, além de ter grandes implicações na regulação das concentrações atmosféricas de CO2. A compreensão da natureza dessas alterações causadas pelo homem requer a análise de registros longos e confiáveis, nesse contexto, surgem os anéis de crescimento, que podem ser uma confiável fonte de dados. A dendrocronologia, que vem ganhando cada vez mais força nos trópicos, fornece dados sobre mudanças na dinâmica das florestas e sobre o clima. Aspidosperma polyneuron, ou peroba-rosa, é uma espécie chave de muitas florestas semideciduais e encontra-se ameaçada em alguns estados brasileiros. Por isso pretende-se verificar a resposta da espécie para registros dendrocronológicos, tornando-a valiosa, também, para estudos relacionados à avaliação de impacto ambiental e mudanças climáticas. O presente estudo pretende caracterizar anatomicamente os anéis de crescimento de A. polyneuron através análises histológicas e construir uma cronologia dos anéis por meio da datação cruzada e análises com softwares como TSAP e COFECHA. Além disso, será comparado o ritmo de crescimento de indivíduos no interior e na borda do fragmento florestal da Estação Ecológica dos Caetetus para avaliar os efeitos de borda causados pela fragmentação e ações antrópicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GODOY-VEIGA, MILENA; CECCANTINI, GREGORIO; PITSCH, PHILIPP; KROTTENTHALER, STEFAN; ANHUF, DIETER; LOCOSSELLI, GIULIANO MASELLI. Shadows of the edge effects for tropical emergent trees: the impact of lianas on the growth of Aspidosperma polyneuron. TREES-STRUCTURE AND FUNCTION, v. 32, n. 4, p. 1073-1082, AUG 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.