Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta tecidual e da capacidade de mineralização de cimentos endodônticos resinosos

Processo: 15/08251-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eloi Dezan Junior
Beneficiário:Vanessa Abreu Sanches Marques
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentos endodônticos   Mineralização dentinária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:AH Plus | Mineralização | Sealer 26 | Sk Seal Root Canal Sealer | Endodontia

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a resposta tecidual e a capacidade de mineralização dos cimentos endodônticos SK Seal Root Canal Sealer e Sealer 26® que contém hidróxido de cálcio comparados ao AH plus®. Serão utilizados 40 ratos Wistar que receberão implantes subcutâneos, divididos em grupos de 10 animais para os períodos experimentais de 7, 15, 30 e 60 dias. Todos os animais receberão quatro implantes de tubos de polietileno, três contendo os materiais a serem testados e um tubo vazio para controle. Após cada período pós-operatório, os animais serão eutanasiados e os tubos de polietileno juntamente com o tecido que o circunda serão removidos e fixados em formol à 10%. Em seguida as peças serão seccionadas ao meio onde uma das partes será incluída em glicol metacrilato para coloração de HE, Von Kossa e sem coloração para análise com luz polarizada e a outra metade será incluída em parafina, onde serão processadas e examinadas por meio da marcação imunoistoquímica para tenascina e fibronectina. O critério de avaliação histológica para o subcutâneo será de 0: nenhuma ou poucas células e nenhuma reação; 1: menos de 25 células e reação leve; 2: entre 25 e 125 células e reação moderada; 3: 125 ou mais células e severa reação. Cápsula fibrosa será considerada fina quando <150¼m e espessa quando >150¼m. A análise de Von Kossa e luz polarizada serão considerados positivos ou negativos. O critério de avaliação da imunomarcação será: 0 = ausência de imunomarcação; 1 = baixo padrão de imunomarcação; 2 = moderado padrão de imunomarcação; 3 = alto padrão de imunomarcação; 4 = padrão extremamente alto de imunomarcação. Os resultados serão analisados pelos testes de Kruskal Wallis e Dunn (±=0.05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Vanessa Abreu Sanches. Avaliação da resposta tecidual e da capacidade de mineralização de cimentos endodônticos resinosos. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.