Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico sobre a qualidade do Rio Tietê no município de Mogi das Cruzes

Processo: 15/00584-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcela Bianchessi da Cunha Santino
Beneficiário:Jéssica Akemi Hitaka Soares
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Limnologia   Resíduos sólidos   Esgotos sanitários   Qualidade da água   Diagnóstico   Rio Tietê   Mogi das Cruzes (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:índices limnológicos | Legislação CONAMA | Variáveis limnológicas | Limnologia

Resumo

A Revolução Industrial no século XVIII iniciou uma nova fase de desenvolvimento social e econômico, porém resultou na intensificação da geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos provenientes dos processos produtivos, os quais são descartados de maneira incorreta, principalmente nos ambientes límnicos (i.e. ambientes lóticos e lênticos), resultando assim em fontes de água doce contaminadas e poluídas. O Rio Tiete é um dos exemplos de rios contaminados, haja vista que é o destino de toneladas de lixo jogados na rua e do escoamento de esgotos urbanos, o qual início no município de Mogi das Cruzes. Desta maneira, este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a qualidade da água de trechos do rio Tietê situado no município de Mogi das Cruzes utilizando o Índice de Qualidade da Água (IQA) e Índice de Estado Trófico (IET), além de confeccionar um mapa de uso e ocupação do solo no entorno das áreas de coleta para a obtenção de um diagnóstico geral da qualidade ambiental do rio Tietê. Para a obtenção do diagnóstico serão realizadas duas coletas (nos períodos de cheia e seca), os quais uma está localizada antes e outra, depois de passar pelo município. Assim, as amostras serão submetidas a análise de variáveis limnológicas e os resultados obtidos serão utilizados nos cálculos de índices aplicados em Limnologia (índice de qualidade da água IQA e índice de estado trófico IET), serão realizadas análises estatísticas (teste t) para verificar a existência de mudanças ocorridas nos períodos de seca e cheia na qualidade da água, além de serem avaliados de acordo com a legislação CONAMA 357/05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)