Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variação do metabolismo do ácido clorogênico e correlatos

Processo: 15/09227-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Norberto Peporine Lopes
Beneficiário:Eduarda Antunes Moreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Química de produtos naturais   Plantas medicinais   Ácido clorogênico   Metabólitos secundários

Resumo

Um dos grandes problemas do uso de fitoterápicos é a dosagem das substâncias ativas. A literatura tem relatado variações sazonais, circadianas e interpopulacionais para uma série de metabólitos secundários de diferentes classes. A atividade biológica de uma série de plantas medicinais com efeitos anti-inflamatório ou analgésico tem sido relacionada a presença de ácido clorogênico e seus correlatos. Essas substâncias, muito discutidas dentro da fitoterapia oriental também destaca-se em programas de bioproposecção e uma série de outras atividades são descritas para as mesmas. Portanto, a compreensão da ocorrência de possíveis ritmos sazonais e circadianos nas biossínteses dessas substâncias está diretamente relacionada aos parâmetros de qualidade de fitoterápicos. Estudos preliminares recentes realizados por nosso grupo sugerem que plantas, que contem ácidos clorogêncios e seus correlatos, quando imediatamente congeladas em nitrogênio líquido não apresentavam concentrações significativas desses metabólitos secundários. Esse dado sugere que uma possível influência de catabolismo de polímeros fenólicos ao invés de ritmos sazonais ou circadianos, contudo ainda existe a falta de dados experimentais que comprovem essa informação. Portanto, o objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de uma metodologia analítica para monitorar os ritmos sazonais e circadianos de 8 espécies selecionadas durante o período de doze meses. Visando contribuir com a compreensão desse processo, todos os experimentos serão realizados de forma pareada com amostras coletas e submetidas a secagem tradicional comparadas com congelamento imediato com nitrogênio líquido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, DUARDA ANTUNES; PILON, ALAN CESAR; ANDRADE, LAURA ELENA; LOPES, NORBERTO PEPORINE. New Perspectives on Chlorogenic Acid Accumulation in Harvested Leaf Tissue: Impact on Traditional Medicine Preparations. ACS OMEGA, v. 3, n. 12, p. 18380-18386, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Eduarda Antunes. Análise da variação na concentração dos ácidos clorogênicos diante de diferentes tratamentos pós-coleta. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.