Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de látexes híbridos de lignina/estireno/acrilato de n-butila via polimerização em emulsão e em miniemulsão para fabricação de carpetes

Processo: 14/23766-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maurício Pinheiro de Oliveira
Beneficiário:Nigel Roderick Messmer
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Polimerização

Resumo

A incorporação de materiais orgânicos, oriundos de fontes renováveis para obtenção de polímeros híbridos do tipo orgânico/orgânico é de grande interesse científico e industrial, uma vez que este tipo de material confere propriedades específicas de aplicação, além de contribuir para a redução de custo do produto final. A introdução da lignina para obter polímeros híbridos via radicais livres tem recebido grande atenção nos ultimos anos devido às propriedades de aplicação do produto final, ao custo atraente da lignina kraft, além de ser obtida de fontes renováveis. Neste sentido, estudos mais recentes demonstram que as técnicas de polimerização em emulsão e principalmente em miniemulsão são bastante atraentes para a produção polímeros híbridos em meio aquoso para diferentes aplicações industriais. O foco deste projeto é desenvolver látexes híbridos do tipo orgânico/orgânico via polimerização em miniemulsão do estireno (St) com o acrilato de n-butila (ABu), na presença de diferentes concentrações de lignina kraft, visando a produção de carpetes automotivos com propriedades diferenciadas de aplicação e anti-chama. As miniemulsões serão preparadas em um homogeneizador de alta pressão e as polimerizações conduzidas em processo semi-contínuo. Os látexes híbridos serão caracterizados em relação a conversão global, diâmetro de partícula, distribuição do tamanho de partículas, morfologia das partículas, potencial zeta, massa molar e percentual de enxertia da lignina no copolímero. As propriedades mecânicas e térmicas dos filmes serão determinadas via análise dinâmico-mecânica (DMA) e calorimetria diferencial de varredura (DSC). Os látexes serão empregados na fabricação dos carpetes, os quais serão avaliados em relação à estabilidade mecânica das peças, resistência a abrasão e flamabilidade. Este projeto está integrado ao auxílio FAPESP, No 2013/25619-3 e será desenvolvido com apoio técnico da BASF S.A. e do grupo de polímeros do ICT-UNIFESP para o processamento e caracterização dos carpetes com propriedades anti-chama. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSMER, NIGEL RODERICK; GUERRINI, LILIA MUELLER; OLIVEIRA, MAURICIO PINHEIRO. Effect of unmodified kraft lignin concentration on the emulsion and miniemulsion copolymerization of styrene with n-butyl acrylate and methacrylic acid to produce polymer hybrid latex. POLYMERS FOR ADVANCED TECHNOLOGIES, v. 29, n. 3, p. 1094-1106, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.