Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia de Culicidae utilizando o genoma mitocondrial

Processo: 15/12784-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Lincoln Suesdek Rocha
Beneficiário:Camila Lorenz
Supervisor no Exterior: Peter G. Foster
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Natural History Museum, London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/05521-9 - Caracterização de padrões macroevolutivos em Culicidae (Diptera) mediante morfometria geométrica, sequenciamento genético e espectrometria de massa, BP.DR
Assunto(s):Culicidae   Filogenia   Genomas   Neotropical

Resumo

Estudos recentes têm demonstrado que o genoma mitocondrial é um dos marcadores mais informativos para resolver relações filogenéticas em insetos. Além disso, os 37 genes existentes dentro dele são convenientes para reconstruções filogenéticas, já que não necessitam de um tempo computacional muito grande para rodar as análises e permitem conclusões estatisticamente confiáveis. Sendo assim, o objetivo deste estágio é analisar o genoma mitocondrial dos Culicidae para elaborar uma hipótese filogenética para o grupo, complementando as informações obtidas com os marcadores utilizados no projeto de doutorado regular. Serão analisados 96 genomas mitocondriais completos, incluindo 20 gêneros e 70 espécies diferentes, obtidos através da plataforma Illumina MiSeq. Será construído um banco de dados com os genes mitocondriais concatenados e separados para elaboração de árvores filogenéticas de máxima parcimônia, máxima verossimilhança e bayesiana. Os dados dos perfis proteicos evidenciados por MALDI-TOF e genes nucleares obtidos no projeto de doutorado regular também serão acrescentados nas análises filogenéticas, mediante construção de supermatrizes e superárvores. A exemplo de vários casos disponíveis na literatura, a utilização do genoma mitocondrial para reconstrução filogenética poderá ser bastante útil para entender a história evolutiva da família Culicidae.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LORENZ, CAMILA; PEREIRA ALVES, JOAO MARCELO; FOSTER, PETER GORDON; MUREB SALLUM, MARIA ANICE; SUESDEK, LINCOLN. First record of translocation in Culicidae (Diptera) mitogenomes: evidence from the tribe Sabethini. BMC Genomics, v. 20, n. 1 SEP 27 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.