Busca avançada
Ano de início
Entree

Decifrando o papel da interação minhoca-microrganismo na seleção de funções benéficas para rizosfera de cana-de-açúcar

Processo: 15/11120-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Lucas Palma Perez Braga
Supervisor no Exterior: Harold Drake
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Bayreuth, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/22845-2 - Interações entre comunidade microbiana do solo de canavial e minhocas na decomposição da palhada e na emissão de gases do efeito estufa (GEE), BP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Filogenia

Resumo

Resultados recentes do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa principal (FAPESP 2013/22845-2) demonstraram relevante susceptibilidade a rizospfera de cana ao efeito da ação de minhocas mesmo quando há presença de palha no sistema. O crescimento bacteriano foi estimulado, com respostas principalmente de Alphaproteobacteria, Opitutae, Bacilli, Methanopyri, Thermomcrobia e Betaproteobacteria. Entretanto, até o presente momento, nenhum mecanismo foi descrito sobre o papel das minhocas na ativação de bacterias benéficas em rizosfera de cana. Para isso, propomos nesse projeto uma parceria com o Prof. Dr. Harold Drake (Departamento de Ecologia Microbiana) da Universidade de Bayreuth (Alemanha) com o objetivo de explorar a hipótese de que minhocas estimulam funções benéficas in rizosfera de cana por meio da ativação de comunidade específica de bactérias. Será realizado um experimento em microcosmo unindo métodos moleculares de DNA-SIP, metagenoma e metatranscriptoma para analizar a diferença entre presença e ausência de minhocas em rizospfera de cana. Abundância total bacteriana (16S rRNA qPCR) será determinada, bem como a diversidade filogenética dos genes nifH, ipdC, nick, pqqC e hcnBC.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, LUCAS P. P.; YOSHIURA, CAIO A.; BORGES, CLOVIS D.; HORN, MARCUS A.; BROWN, GEORGE G.; DRAKE, HAROLD L.; TSAI, SIU M. Disentangling the influence of earthworms in sugarcane rhizosphere. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, DEC 15 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.