Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de microcápsulas probióticas usando termogel-prilling seguido por leito fluidizado

Processo: 15/15300-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 12 de outubro de 2015
Vigência (Término): 11 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Marluci Palazzolli da Silva
Supervisor no Exterior: Denis Poncelet
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa: Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l'alimentation de Nantes-Atlantique, França  
Vinculado à bolsa:14/10754-5 - Desenvolvimento e caracterização de chocolate meio amargo contendo micro-organismos probióticos na forma livre e encapsulada, BP.MS
Assunto(s):Microencapsulação   Secagem de alimentos   Probióticos   Leito fluidificado

Resumo

Culturas probióticas são susceptíveis a condições adversas, como baixo pH e alta temperatura, reduzindo a viabilidade dos micro-organismos e consequentemente tornando difícil a sua aplicação em alimentos. A microencapsulação melhora a viabilidade durante o processamento de alimentos e controla a liberação dos micro-organismos no intestino. Termogel-prilling é uma tecnologia promissora que ainda não foi bem estudada, particularmente para encapsulação de probióticos. Consiste em fazer uma dispersão do inóculo em uma solução gelificante, extrusando gota a gota em ar frio para provocar a gelificação. Para aplicações industriais, as microcápsulas devem ser secas antes do armazenamento, transporte e venda. Neste estudo é então proposto verificar a sobrevivência do probiótico durante a encapsulação por termogel-prilling, mas em especial, o impacto do processo de secagem. Geralmente, a secagem é realizada por liofilização, no entanto é um processo longo e dispendioso. A secagem em leito fluidizado seria um método mais eficiente, mas pode afetar a viabilidade dos micro-organismos. A encapsulação será conduzida na França em um sistema termogel-prilling concebido pelo grupo de pesquisa, que permite a produção do laboratório para a escala piloto, e a secagem será realizada em um leito fluidizado Glatt. Além disso, Professor Poncelet é um especialista em encapsulação e secagem em leito fluidizado, o que justifica o pedido da bolsa de estudos. Os experimentos incluirão a otimização da solução termogel e comparação dos métodos de secagem. As microcápsulas probióticas serão avaliadas por meio da morfologia, por microscopia óptica e por microscopia eletrônica de varredura, resistência do probiótico ao processo de secagem, a distribuição de tamanho de partícula e a estabilidade do material encapsulado. Os dados serão analisados estatisticamente por análise de variância ANOVA e teste de Tukey, ao nível de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, MARLUCI P.; TULINI, FABRICIO L.; MATOS-, JR., FERNANDO E.; OLIVEIRA, MARIANA G.; THOMAZINI, MARCELO; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S. Application of spray chilling and electrostatic interaction to produce lipid microparticles loaded with probiotics as an alternative to improve resistance under stress conditions. FOOD HYDROCOLLOIDS, v. 83, p. 109-117, OCT 2018. Citações Web of Science: 3.
SILVA, MARLUCI P.; TULINI, FABRICIO L.; MARTINS, EVANDRO; PENNING, MANFRED; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.; PONCELET, DENIS. Comparison of extrusion and co-extrusion encapsulation techniques to protect Lactobacillus acidophilus LA3 in simulated gastrointestinal fluids. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 89, p. 392-399, MAR 2018. Citações Web of Science: 7.
SILVA, MARLUCI P.; TULINI, FABRICIO L.; RIBAS, MARCELA M.; PENNING, MANFRED; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.; PONCELET, DENIS. Microcapsules loaded with the probiotic Lactobacillus paracasei BGP-1 produced by co-extrusion technology using alginate/shellac as wall material: Characterization and evaluation of drying processes. Food Research International, v. 89, n. 1, p. 582-590, NOV 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.