Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensores de gás a base de transistores de filmes finos orgânicos

Processo: 15/08566-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 26 de setembro de 2015
Vigência (Término): 25 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Fernando Josepetti Fonseca
Beneficiário:Marco Roberto Cavallari
Supervisor no Exterior: Ioannis Kymissis
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Columbia University in the City of New York, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/19420-0 - Sensores de gás a base de transistores de filmes finos orgânicos, BP.PD
Assunto(s):Compostos orgânicos voláteis   Sensores de gases   Nanotecnologia

Resumo

Transistores orgânicos de filmes finos (OTFTs) são componentes fundamentais de circuitos eletrônicos e, geralmente, apresentam uma estrutura de dispositivos de efeito de campo. Devido à capacidade de processamento rápido e potencialmente de baixo custo, OTFTs oferecem inúmeras aplicações, tais como mostradores de informação flexíveis, etiquetas de identificação por radiofrequência, eletrônica têxtil e sensores (por exemplo, químicos, biológicos e de pressão). Além disso, há uma demanda por componentes compactos, portáteis e baratos, principalmente para diagnóstico médico in situ, monitoramento ambiental e na agroindústria, aplicação de fármacos, detecção de armas químicas e biológicas, além da confecção de narizes e línguas eletrônicos. Neste contexto, o objetivo deste projeto reside no desenvolvimento de sensores de transistores de filmes finos orgânicos para a detecção de analitos gasosos como compostos orgânicos voláteis (VOCs). A inovação consiste na aplicação em OTFTs de materiais orgânicos recentemente sintetizados, incluindo comercialmente disponíveis, bem como de colaboradores científicos. O estudo deve ser constituído por uma investigação de fatores ambientais associados à degradação dos OTFTs, bem como da sensibilidade e especificidade de cada material em relação a analitos gasosos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALLARI, MARCO R.; BRAGA, GUILHERME S.; DA SILVA, MAURO F. P.; IZQUIERDO, JOSE E. E.; PATERNO, LEONARDO G.; DIRANI, ELY A. T.; KYMISSIS, IOANNIS; FONSECA, FERNANDO J. A Hybrid Electronic Nose and Tongue for the Detection of Ketones: Improved Sensor Orthogonality Using Graphene Oxide-Based Detectors. IEEE SENSORS JOURNAL, v. 17, n. 7, p. 1971-1980, APR 1 2017. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.