Busca avançada
Ano de início
Entree

A música na umbanda: um estudo de caso

Processo: 15/10217-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Beneficiário:Thaís Morelatto Martelli
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Umbanda   Etnopsicologia   Psicologia da religião

Resumo

A música tem um papel de destaque na umbanda, na maioria dos casos, ela é tocada e cantada do começo ao fim do culto. Contudo, apesar de a música ser tão explorada pelos umbandistas, o seu papel na umbanda foi pouco explorado pelos pesquisadores. Dessa forma, esta pesquisa objetiva contribuir com o estudo dessa lacuna na literatura, por meio da investigação da letra dos pontos cantados, do papel da música na possessão e em outros momentos do culto e da influência que os pontos cantados têm na vida dos médiuns. Para tanto, a pesquisadora fará um estudo de caso no Terreiro Pai Arruda, localizado na cidade de Sertãozinho-SP. Utilizando o método etnográfico, serão feitas anotações em caderno de campo, observação participante, realização de entrevistas com médiuns e entidades espirituais do terreiro, como técnicas de coleta de dados. Estes serão examinados a fim de encontrar elementos que se repetem, possibilitando que se tracem as opiniões mais consistentes do grupo. Assim, será feita uma discussão dos dados encontrados pela pesquisadora com base na literatura etnomusicológica e nos estudos a respeito da religiosidade afro-brasileira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THAÍS MORELATTO MARTELLI; JOSÉ FRANCISCO MIGUEL HENRIQUES BAIRRÃO. ESPÍRITOS COMPOSITORES E INSTRUMENTISTAS: A MÚSICA NA UMBANDA. Psicol. estud., v. 24, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.