Bolsa 15/07437-0 - Crítica teatral, Dramaturgia - BV FAPESP
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Teatro virtual

Processo: 15/07437-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Ramos
Beneficiário:Marco Aurélio Pinotti Catalão
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/17610-1 - Teatro virtual, BE.EP.PD
Assunto(s):Crítica teatral   Dramaturgia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crítica teatral contemporânea | Dramaturgia contemporânea | Teatralidade | teoria do teatro | Crítica Teatral contemporânea

Resumo

Procurando romper a dicotomia entre pesquisa científica e pesquisa artística, este projeto apresenta duas investigações simultâneas e convergentes: uma pesquisa teórica sobre a ficcionalidade dos discursos críticos e um experimento prático sobre o potencial crítico dos discursos ficcionais. A partir da constatação da presença recorrente de elementos narrativos e ficcionais nas análises recentes sobre as experiências cênicas contemporâneas, formulamos o conceito de "crítico-rapsodo", que abre espaço para uma série de indagações sobre a fluidez dos limites entre crítica e criação artística. Através do refinamento desse conceito e de uma análise de seus possíveis desdobramentos, pretendemos pesquisar em que medida o discurso crítico pode se autonomizar em relação a seu objeto. Essa investigação teórica terá como complemento prático a elaboração de uma série de narrativas e comentários críticos fictícios sobre dramaturgos e encenadores que não existem concretamente, mas apenas como virtualidades. Chegamos assim a um segundo conceito que pretendemos desenvolver e aprimorar ao longo do projeto, o de "teatro virtual", que busca ampliar a compreensão da teatralidade para além de sua manifestação efêmera e pontual, expandindo-a para antes de sua realização cênica, como projeto e processo criativo, e para depois, sob a forma dos diversos elementos discursivos (comentários, críticas, relatos) ou iconográficos (fotografias, gravações, sobras de cenários e figurinos) que a ampliam, propagam, dispersam, deformam e transformam. Finalmente, na convergência entre essas duas investigações, abre-se a possibilidade de uma reinterpretação do "espaço crítico" como "espaço cênico", problematizando-se a relação convencional entre o estudioso de artes cênicas e seu objeto. (AU)

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