Busca avançada
Ano de início
Entree

O ambiente escolar no contexto das políticas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial no Brasil

Processo: 15/09415-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcia Regina de Lima Silva
Beneficiário:Karina Fasson
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Relações raciais   Infância   Ambiente escolar

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar as relações raciais na infância no ambiente escolar, objetivando identificar as maneiras de produção e reprodução do preconceito racial tanto no aspecto das atitudes, como também no que diz respeito aos comportamentos. Apesar de as relações raciais consistirem em um tema tradicional da sociologia brasileira, o estudo dessa temática no período da infância é mais recente e menos frequente. Além disso, as pesquisas mais recentes sobre o assunto foram a campo antes de uma série de medidas político-institucionais no sentido da promoção da igualdade racial e do combate ao racismo, tal qual a Lei 10.639/2003, que torna compulsório o ensino da História da África no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa utilizará a metodologia qualitativa, e será realizada em duas escolas de Ensino Fundamental na cidade de São Paulo. Ao fim da pesquisa, portanto, tem-se como objetivo realizar um diagnóstico atualizado sobre as relações raciais durante a infância no ambiente escolar após as novas medidas político-institucionais na área, aumentando o conhecimento sobre o tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FASSON, Karina. Raça, infância e escola: etnografia entre crianças em uma escola municipal de São Paulo. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.