Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de uma concentração relevante de campo do tiametoxam no intestino e cérebro de Apis mellifera africanizada após exposição durante a fase larval

Processo: 15/09691-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Osmar Malaspina
Beneficiário:Priscila Sepulveda Friol
Instituição-sede: Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Tiametoxam   Abelhas   Neonicotinóide

Resumo

As abelhas Apis mellifera africanizada pertencem à família Apidae sendo que essa espécie é de grande importância no serviço da polinização na qual envolve a manutenção da diversidade das plantas como também a produção de alimentos. O aumento das culturas agrícolas tem por consequência a grande utilização dos pesticidas, fazendo com que utilização destes, seja cada vez maior e mais frequente. Dentre os pesticidas, destacam-se os neonicotinóides, que são amplamente utilizados uma vez que são eficazes no combate de pragas. No entanto, por terem seu modo de ação sistêmico, podem também afetar as abelhas direta ou indiretamente. Além das abelhas adultas, as larvas também podem se contaminar através do pólen, néctar e cera contaminados, provenientes das coletas realizadas pelas forrageiras. Desse modo, é de suma importância realizar estudos ecotoxicológicos a fim de verificar os possíveis efeitos de tais inseticidas sobre as abelhas, podendo assim avaliar o impacto desses xenobióticos para as abelhas, que permitirá obter novas estratégias de proteção e conservação destes polinizadores. Diante disto, o presente estudo propõe avaliar se a exposição de larvas de Apis mellifera africanizada a uma concentração de campo de tiametoxam pode causar alterações morfológicas no intestino e cérebro de operárias recém-emergidas, por meio da técnica de Hematoxilina e Eosina (H.E.) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRIOL, PRISCILA SEPULVEDA; CATAE, ALINE FERNANDA; TAVARES, DAIANA ANTONIA; MALASPINA, OSMAR; ROAT, THAISA CRISTINA. Can the exposure of Apis mellifera (Hymenoptera, Apiadae) larvae to a field concentration of thiamethoxam affect newly emerged bees?. Chemosphere, v. 185, p. 56-66, OCT 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.