Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises em larga escala de proteínas e construção de redes biológicas com foco em estudos de cromossomos B

Processo: 15/11485-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:César Martins
Beneficiário:Rafael Takahiro Nakajima
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Proteômica   Análise de sequência de RNA   Biologia de sistemas

Resumo

Os cromossomos B ocorrem em cerca de 15% das espécies de eucariotos, sendo basicamente compostos de DNAs repetitivos e heterocromáticos. Diversos estudos têm sido conduzidos relacionados à distribuição, frequência, mecanismos de transmissão, estrutura e origem destes cromossomos. Recentemente análises genômicas em larga escala estão sendo utilizada para elucidar questões acerca dos cromossomos supernumerários. Os peixes ciclídeos recebem grande interesse científico, uma vez que muitas espécies terem sofrido rápido e extenso processo de radiação adaptativa. Em algumas espécies do grupo, como a Astatotilapia latifasciata, foi descrita a presença de cromossomos B. Neste trabalho iremos caracterizar o perfil de expressão proteico em tecidos específicos na A. latifasciata via cromatografia líquida de alta performance acoplada à espectrometria de massas (LC-MS/MS) e realizar uma análise funcional da presença do cromossomo B nessa espécie de teleósteo, elucidando a influência que ele pode acarretar em vias metabólicas específicas. Além disso, iremos integrar esses dados com os resultados de RNA-Seq dessa espécie, utilizando redes biológicas para a construção de redes de co-expressão, redes de interação proteína-proteína e construção de uma rede metabólica possibilitando o aprofundamento no conhecimento funcional influenciado pela presença do B. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKAJIMA, Rafael Takahiro. Análises em larga escala de proteínas e construção de redes biológicas com foco em estudos de cromossomos B. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.