Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da dinâmica de modelos corticais com populações de células heterogêneas

Processo: 15/09916-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 05 de setembro de 2015
Vigência (Término): 04 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Rodrigo Felipe de Oliveira Pena
Supervisor no Exterior: Michael Zaks
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Humboldt University, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/25667-8 - Mecanismos de propagação de atividade epileptiforme em um modelo cortical de grande porte, BP.DD
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Neurociência computacional   Redes complexas   Córtex cerebral

Resumo

O córtex cerebral é um sistema complexo com muitas características que se manifestam em diferentes escalas espaciais e temporais. É um sistema composto de populações de células heterogêneas conectadas com alta complexidade. Simulações computacionais de modelos de redes corticais combinadas com ferramentas matemáticas de análise estão contribuindo para aumentar o conhecimento existente das propriedades dinâmicas do córtex. Este projeto está voltado para a aplicação de algumas ferramentas analíticas e técnicas estatísticas para estudar versões simplificadas dos modelos computacionais desenvolvidos pelos grupos alemão e brasileiro. O objetivo é ganhar um entendimento matemático de fenômenos observados em simulações computacionais, os quais podem ser utilizados para fazer predições de novos comportamentos e que podem ser testados tanto por simulações numéricas quanto experimentais. O candidato irá ganhar conhecimento dos métodos analíticos e numéricos de abordagem de redes neurais durante sua estadia na Alemanha, o qual será de extrema importância para a continuidade do seu projeto de doutorado após seu retorno e para sua carreira futura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOMOV, PETER; PENA, RODRIGO F. O.; ROQUE, ANTONIO C.; ZAKS, MICHAEL A. Mechanisms of Self-Sustained Oscillatory States in Hierarchical Modular Networks with Mixtures of Electrophysiological Cell Types. FRONTIERS IN COMPUTATIONAL NEUROSCIENCE, v. 10, MAR 23 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.