Busca avançada
Ano de início
Entree

Segurança de computadores por meio de autenticação intrínseca de hardware

Processo: 15/06829-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Guido Costa Souza de Araújo
Beneficiário:Caio Hoffman
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25532-3 - Ataques de canal lateral e invasivos em uma arquitetura de computadores de execução segura de código, BE.EP.DR
Assunto(s):Criptologia

Resumo

A difusão de sistemas embarcados em dispositivos do dia-a-dia e sua integração à Internet das Coisas (IoT) tem aumentado os desafios de projeto na pesquisa e na indústria. Requisitos de baixo custo e consumo de energia, além de alta segurança, aumentaram consideravelmente as dificuldades no projeto de sistemas embarcados. Mais do que simples soluções que tentam reutilizar mecanismos criptográficos atuais, a nova geração de dispositivos IoT demandarão novas soluções que integram características intrínsecas de hardware à execução de código. Neste trabalho é proposto uma arquitetura de baixo custo com o objetivo de permitir execução segura de código em IoT por meio de autenticação gerada utilizando funções físicas não clonáveis (PUFs). A solução proposta é totalmente integrada à microarquitetura do processador, de modo que custos de projeto e degradação de performance são minimizados. Este novo modelo de arquitetura não somente abrange as ameaças mais comuns contra integridade e autenticidade de programas e dados como também propõe um modo de extrair, da memória cache de processadores, chaves criptográficas usadas no processo de autenticação de programas e dados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOFFMAN, Caio. Computer security by hardware-intrinsic authentication : Segurança de computadores por meio de autenticação intrínseca de hardware. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.