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Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar

Processo: 15/11066-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Beneficiário:Nilza Coqueiro Pires de Sousa
Supervisor no Exterior: Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:12/25430-5 - Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar, BP.DR
Assunto(s):Dança   Educação continuada   Pedagogia   Artes   Educação física   Práticas pedagógicas

Resumo

O presente projeto visa apresentar a proposta de estágio de pesquisa no exterior e o plano de trabalho a ser realizada na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL), em Portugal, que terá por objetivo ampliar os estudos da literatura específica sobre dança e na reflexão crítica e fundamentada do tratamento dos dados, bem como, participar de eventos científicos, grupos de estudo e de ações no âmbito dos cursos de doutoramento em Motricidade Humana. Inicialmente apresentamos o objetivo e a justificativa da pesquisa de doutorado andamento articulando com o objetivo do estágio de pesquisa, bem como, com o plano de trabalho a ser executado durante a permanência nesta Instituição. A seguir foi exposta a revisão de literatura pertinente à formação continuada docente e a dança educativa proposta por Laban (1978,1990). As etapas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007) para a coleta dos dados são: pesquisa bibliográfica e documental, questionário, diário de campo, entrevista semiestruturada, assessoria e acompanhamento didático-pedagógico, observação não participante e relatos orais e escritos. A pesquisa se encontra na fase de tratamento dos dados. A discussão dos resultados dar-se-á à luz da literatura, por intermédio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011).