Busca avançada
Ano de início
Entree

Supercondutores holográficos e buracos negros

Processo: 15/17441-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Horatiu Stefan Nastase
Beneficiário:Prieslei Estefanio Dominik Goulart Santos
Supervisor no Exterior: Erdmenger, Johanna Karen
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Max Planck Society, Munich, Alemanha  
Vinculado à bolsa:13/00140-7 - Aplicações da correspondência AdS/CMT, BP.DR
Assunto(s):Espaço anti-de Sitter

Resumo

A correspondência AdS/CFT relaciona uma teoria gravitacional em espaço AdS_{d+1} a uma teoria de campos conformes sobre sua fronteira d-dimensional, e, uma aproximação quasi-fenomenológica foi usada para aplicá-la em sistemas de matéria condensada. Uma aplicação envolve a supercondutividade holográfica. Para descrever um supercondutor, é necessário uma noção de temperatura e um condensado. No lado gravitacional, estas propriedades são alcançadas com a introdução de um buraco negro com parâmetros escalares não-triviais, os quais também apresentam propriedades de transporte interessantes. Planejamos estudar tal dualidade para o modelo ABJM massivo, suas propriedades de transporte, e explorar as possíveis modificações dos modelos de duais gravitacionais. Planejamos estudar o efeito da redução abeliana do modelo ABJM sobre seu dual gravitacional, bem como a relação entre o modelo de LG resultante e o modelo ABJM original. Ademais, o horizonte de buracos negros em espaço AdS_4 pode ser mapeado a um fluido, e pode-se estudar essa correspondência para o caso da dualidade ao modelo ABJM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ERDMENGER, JOHANNA; FERNANDEZ, DANIEL; GOULART, PRIESLEI; WITKOWSI, PIOTR. Conductivities from attractors. Journal of High Energy Physics, n. 3 MAR 28 2017. Citações Web of Science: 4.
GOULART, PRIESLEI. Dyonic AdS(4) black hole entropy and attractors via entropy function. Journal of High Energy Physics, n. 9 SEP 1 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.