Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de ansiedade e personalidade sobre a condução de automóveis: rastreamento ocular de motoristas experientes e novatos

Processo: 15/10851-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Schor
Beneficiário:Gisele Chiozi Gotardi
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/14125-8 - Efeitos de ansiedade e personalidade sobre a condução de automóveis: rastreamento ocular de motoristas experientes e novatos, BE.EP.MS
Assunto(s):Estresse psicológico   Direção veicular   Atenção (processos psicológicos)

Resumo

A exploração visual na tarefa de dirigir é específica para obter informações do ambiente. Motoristas experientes apresentam exploração visual mais eficiente do que motoristas novatos. De acordo com a teoria de controle atencional, condições de alta ansiedade causam um desequilíbrio nos processos atencionais afetando a exploração visual e o desempenho da tarefa. Entretanto, os efeitos da ansiedade sobre o desempenho da tarefa diferenciam de acordo com a personalidade. A teoria de reinvestimento propõe que em condições de alta ansiedade, indivíduos Alto Reinvestidores (AR) tendem a reinvestir mais conhecimento para executar a tarefa, errando mais do que Baixo Reinvestidores (BR). O objetivo do estudo é o investigar os efeitos de ansiedade e reinvestimento sobre a exploração visual e o desempenho motor de motoristas experientes e novatos durante a tarefa simulada de dirigir um automóvel. Quarenta motoristas habilitados: dez motoristas novatos BR, dez motoristas novatos AR, dez motoristas experientes BR, dez motoristas experientes AR, dirigirão durante dez minutos em um simulador sob condições: baixa ansiedade, coleta de dados em ambiente quieto; alta ansiedade, avaliação do desempenho, plateia participativa e sons de trânsito e buzina. Áreas de Interesse (AI) serão definidas para análise dos dados do olhar: painel do carro, pista e retrovisores. As variáveis dependentes serão: número e dwell time das fixações em cada AI, localização e duração média das fixações, variância horizontal e vertical do olhar, média e desvio padrão dos desvios na velocidade e do carro nos limites da pista. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOTARDI, GISELE C.; KUGA, GABRIEL K.; SIMAO, RAFAEL O.; BRITO, MATHEUS B.; PASCHOALINO, GABRIEL P.; SILVA, GUSTAVO A.; BARBIERI, FABIO A.; POLASTRI, PAULA F.; SCHOR, PAULO; NAVARRO, MARTINA; RODRIGUES, SERGIO T. Combining experiences of race gaming and natural driving affects gaze location strategy in simulated context. ERGONOMICS, v. 62, n. 11 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
GOTARDI, GISELE C.; POLASTRI, PAULA F.; SCHOR, PAULO; OUDEJANS, RAOUL R. D.; VAN DER KAMP, JOHN; SAVELSBERGH, GEERT J. P.; NAVARRO, MARTINA; RODRIGUES, SERGIO T. Adverse effects of anxiety on attentional control differ as a function of experience: A simulated driving study. APPLIED ERGONOMICS, v. 74, p. 41-47, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.
RODRIGUES, SERGIO T.; POLASTRI, PAULA F.; GOTARDI, GISELE C.; AGUIAR, STEFANE A.; MESAROS, MARCELO R.; PESTANA, MAYARA B.; BARBIERI, FABIO A. Postural Control During Cascade Ball Juggling: Effects of Expertise and Base of Support. PERCEPTUAL AND MOTOR SKILLS, v. 123, n. 1, p. 279-294, AUG 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.