Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das transformações no uso da terra e suas implicações ambientais no Pontal do Paranapanema

Processo: 15/01184-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Pablo Luíz Maia Nepomuceno
Beneficiário:Raquel Rocha Borges
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geocartografia   Assentamento rural   Cobertura do solo   Uso do solo   Sistema de informação geográfica (SIG)   Sensoriamento remoto   Pontal do Paranapanema (SP)

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo elaborar o levantamento de uso e cobertura da terra na Região do Pontal do Paranapanema, englobando os municípios de Rosana, Euclides da Cunha Paulista, Teodoro Sampaio e Presidente Epitácio. A região enfrenta conflito entre assentados e usinas destinadas à produção de derivados da cana de açúcar, os principais problemas decorrem da expansão de áreas canavieiras nos limites dos lotes dos assentamentos, o que provoca a degradação de pastagens, deterioração de culturas, exterminação de insetos polinizadores e, até mesmo, poluição de água de poços nos lotes dos assentados, pois a aplicação de defensivos na cultura da cana é feita por aeronaves. Para este levantamento serão utilizadas ortofotografias e imagens do RapidEye, as quais serão interpretadas visualmente com auxílio de rotinas implantadas em sistemas de informação geográfica.