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Hábitos de vida de crianças prematuras, segundo a Assessment of Life Habits - versão brasileira (life-h_br)

Processo: 15/12264-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Milena Pereira Rossi
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Recém-nascido prematuro   Desenvolvimento infantil   Hábitos   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividades de vida diária | Hábitos de vida | Life- H_ Br | prematuros | Avaliação dos hábitos de vida infantil

Resumo

Avaliar os hábitos de vida de crianças prematuras é de suma importância tanto para acompanhar o desenvolvimento infantil quanto para verificar os efeitos dos processos de reabilitação pediátrica. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar e caracterizar os hábitos da vida de crianças prematuras de 0 a 12 meses de idade, bem como comparar prematuros de diferentes idades gestacionais (limítrofes, moderados e extremos) e comparar o seu desempenho com crianças nascidas a termo. Serão avaliadas 24 crianças nascidas pré-termo (PT) e 8 crianças nascidas a termo (AT). Todas saudáveis e de ambos os sexos. Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e a autorização dos hospitais da região, as crianças serão recrutadas. Os dados pré-natais, natais e pós-natais serão registrados a partir das informações obtidas nos prontuários de cada criança, para que os fatores de riscos biológicos e ambientais associados à prematuridade sejam identificados. Para avaliação dos hábitos de vida será utilizada a Assessment of Life Habits - versão brasileira (LIFE-H_BR), no formato de entrevista com os pais ou cuidadores principais das crianças. Serão avaliados 11 domínios pontuados de 0 a 9, sendo que a maior pontuação indica melhor participação. Serão realizadas análises de normalidade e homogeneidade dos dados, uma vez que os dados sejam normais, será proposto o teste T de Student para comparar os resultados das crianças ATe PT. Espera-se que este estudo possa contribuir na identificação de possíveis diferenças na funcionalidade de crianças prematuras e assim, possibilitar o direcionamento de estratégias de intervenção.

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