Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tratamento de células de câncer com pectinas de diferentes tipos de vegetais

Processo: 15/15661-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Joao Paulo Fabi
Beneficiário:Gabrielle Fernandez Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/23970-2 - Alterações biológicas das pectinas de mamão com possíveis benefícios à saúde humana, AP.JP
Assunto(s):Neoplasias do cólon   Galactanos   Pectinas   Chuchu   Mamão   Alimentos funcionais

Resumo

A parede celular dos vegetais é composta por frações de polissacarídeos indisponíveis para absorção humana, sendo que as pectinas fazem parte dessa fração. Quando as pectinas possuem alta quantidade de galactanos de baixo peso molecular, indicativos mostram que o seu consumo pode levar a uma inibição do início e progressão de certos tipos de câncer, pois esses compostos poderiam exercer ação sistêmica quando absorvidos pela mucosa intestinal. Dessa maneira, pectinas extraídas e modificadas de três tipos de vegetais distintos terão os seus prováveis efeitos benéficos medidos através do tratamento de cultura de células de câncer de cólon. As pectinas utilizadas nos experimentos serão as extraídas de mamões maduros, as modificadas quimicamente de citros e as modificadas termicamente de chuchu, visto que dados prévios demonstraram que essas três formas de pectinas são ricas em galactanos. Os resultados obtidos poderão indicar uma nova tendência no desenvolvimento de alimentos funcionais derivados das pectinas de vegetais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS DO PRADO, SAMIRA BERNARDINO; FERREIRA, GABRIELLE FERNANDEZ; HARAZONO, YOSUKE; SHIGA, TANIA MISUZU; RAZ, AVRAHAM; CARPITA, NICHOLAS C.; FABI, JOAO PAULO. Ripening-induced chemical modifications of papaya pectin inhibit cancer cell proliferation. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, NOV 29 2017. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.