Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de uma linha de cementócitos

Processo: 15/07232-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Francisco Humberto Nociti Junior
Beneficiário:Amanda Bandeira de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica

Resumo

Os cementócitos não apenas dividem características morfológicas com osteócitos, mas também expressam inúmeros reguladores do metabolismo de tecidos duros em comum. Entretanto o conhecimento a nível celular e molecular dos cementócitos e seu papel na homeostasia do cemento dental ainda não estão esclarecidos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho será obter e caracterizar uma linhagem de cementócitos obtidas a partir de dentes humanos que apresentam completa formação da raiz dental, sem cáries ou doença periodontal extraídos por razões protéticas ou ortodônticas. Imediatamente após a extração os dentes serão colocados em meio de biópsia. Em seguida, sobre uma placa de petri esterilizada (35x100mm), o ligamento periodontal será cuidadosamente removido de toda a extensão da raiz, e utilizando-se uma cureta de Gracey 5-6 e um microscópio clinico. A matriz do cemento dental juntamente com os cementócitos do terço apical (área de maior densidade de cementócitos) serão cuidadosamente removidos da superfície radicular e estes fragmentos transferidos para um prato de cultura de células (35x100mm) e mantidos em meio de biopsia por 24 horas a 37°C em atmosfera saturada em 5% de CO2 e 98% de umidade. O meio de biópsia será trocado por meio de cultura padrão e quando atingirem confluência as células serão tripsinizadas e congeladas em nitrogênio líquido para os futuros experimentos. Serão obtidos clones celulares e estes caracterizados utilizando-se ensaios de expressão gênica e funcionais. Com os resultados da presente proposta, espera-se desenvolver um modelo in vitro obtido a partir de tecidos humanos para se estudar a contribuição dos cementócitos no controle da homeostasia do cemento dental, identificando biomoléculas com potencial utilização no controle da formação e regeneração desse tecido.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA BANDEIRA DE ALMEIDA; ELIS JANAÍNA LIRA DOS SANTOS; GABRIEL FLORES ABUNA; CRISTIANE SALMON RIBEIRO; MÁRCIO ZAFFALON CASATI; KARINA GONZALES SILVÉRIO RUIZ; FRANCISCO HUMBERTO NOCITI JUNIOR. Isolation and characterization of a human cementocyte-like cell line, HCY-23. Brazilian Oral Research, v. 33, p. -, 2019.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.