Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da toxicidade do inseticida Novalurom em Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae)

Processo: 15/07119-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 07 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Daniela Carvalho dos Santos
Beneficiário:Marilucia Santorum
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/16714-3 - Análise da apoptose no intestino médio de Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae) tratado com Novalurom, BE.EP.DR
Assunto(s):Bichos-da-seda   Lepidoptera   Morfologia animal   Inseticidas

Resumo

Bombyx mori, conhecido como Bicho-da-seda, pertence a ordem Lepidoptera e é utilizado na indústria sericícola. Seu casulo de seda é usado na produção de diversos tecidos. Este ramo da agroindústria brasileira, a sericicultura, se desenvolve em pequenas propriedades rurais, proporcionando aos produtores meio de subsistência, além de apresentar baixo impacto ao meio ambiente, por não ser necessário o uso de agrotóxicos nas propriedades. Porém o uso de inseticidas em culturas vizinhas as plantações de amoreira, alimento de B. mori, podem exercer influência na sericicultura, acarretando desequilíbrio nas funções metabólicas do inseto, comprometendo a produção comercial do casulo e prejuízos a cadeia produtiva da seda. Destaca-se entre estes inseticidas o Novalurom, inibidor da síntese de quitina nos insetos, empregado no controle de insetos pragas de culturas próximas as plantações de amoreira. Com o propósito de avaliar o efeito do Novalurom em B. mori, folhas de amoreira serão tratadas com concentração letal média (CL50), para avaliação do efeito da ingestão de Novalurom no intestino médio, órgãos reprodutores e glândula da seda de lagartas de B. mori, órgãos reprodutores de pupas e adultos, e ainda seus efeitos no desenvolvimento, reprodução e qualidade do casulo produzido. Tendo em vista a falta de informação sobre o efeito de Novalurom em B. mori e relatos de pulverizações em culturas vizinhas as amoreiras acarretarem danos ao inseto, verifica-se a necessidade do desenvolvimento de pesquisas sobre seus efeitos no bicho-da-seda, o qual representa grande importância para a sericicultura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTORUM, MARILUCIA; COSTA BRANCALHAO, ROSE MEIRE; BITTENCOURT GUIMARAES, ANA TEREZA; PADOVANI, CARLOS ROBERTO; TETTAMANTI, GIANLUCA; DOS SANTOS, DANIELA CARVALHO. Negative impact of Novaluron on the nontarget insect Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae). Environmental Pollution, v. 249, p. 82-90, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTORUM, Marilucia. Avaliação da toxicidade do inseticida novaluron em Bombyx mori (Lepidoptera Bombycidae). 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.