Busca avançada
Ano de início
Entree

Cianobactérias associadas à produção de tilápias em tanques rede: investigação da presença de cianotoxinas na água e nos peixes

Processo: 15/13025-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Convênio/Acordo: Innovation Fund Denmark
Pesquisador responsável:Gianmarco Silva David
Beneficiário:Maria Fernanda Falcone Dias
Instituição-sede: Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50504-5 - Aperfeiçoamento da qualidade de peixes cultivados para consumo humano, AP.TEM
Assunto(s):Limnologia   Reservatórios   Cianotoxinas   Cianobactérias

Resumo

Atualmente, os sistemas intensivos de produção de peixes são uma importante fonte de proteína animal em face ao aumento da demanda ocasionada pelo avanço da população mundial e da diminuição dos estoques pesqueiros naturais. Apesar dessa reconhecida importância, a alta densidade de peixes nos tanques redes de produção de Tilápias no Estado de São Paulo desencadeia uma série de efeitos nocivos aos sistemas de produção. Dentre estes, a introdução de quantidades massivas de ração utilizadas para alimentação dos peixes e a alta concentração de excretas liberadas favorecem a eutrofização das águas, culminando com o crescimento aumentado de determinados grupos de cianobactérias, levando a formação de florações. As cianobactérias, por sua vez, podem produzir cianotoxinas (microcistinas e saxitoxinas, entre outras), as quais resultam em diminuição do apelo comercial do produto e podem ser nocivas aos consumidores. Nesse sentido, a presente proposta tem como objetivo geral estudar a produção de cianotoxinas em áreas com instalações de tanques rede utilizados para produção de Tilápias, assim como seu acúmulo nos peixes. Acredita-se que essas informações possibilitarão uma melhor compreensão dos efeitos causados pelas cianobactérias na qualidade de Tilápias produzidas em tanques rede e ainda ajudará no desenvolvimento de melhores práticas de manejo desses sistemas na tentativa de reduzir o crescimento e impacto de grupos nocivos de cianobactérias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, MARIANNA VAZ; FRANCISCO, CLAIRE JULIANA; DAVID, GIANMARCO S.; DA SILVA, REINALDO JOSE; FALCONE-DIAS, MARIA FERNANDA; ARAUJO JUNIOR, JOAO PESSOA. Monitoring of Francisella noatunensis subsp orientalis in farmed Nile tilapia (Oreochromis niloticus) in Brazil. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 26, n. 1, p. 127-138, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.