Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento de redes de distribuição considerando geração distribuída (GD), sistemas de armazenamento de energia (SAE) e reposta a demanda (Dr)

Processo: 15/15605-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 26 de outubro de 2015
Vigência (Término): 25 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Geraldo Roberto Martins da Costa
Beneficiário:Benvindo Rodrigues Pereira Junior
Supervisor no Exterior: Javier Contreras Sanz
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real (UCLM), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/23124-7 - Planejamento de Sistemas de Distribuição de energia elétrica de média tensão considerando geração distribuída e incertezas, BP.PD
Assunto(s):Distribuição de energia elétrica   Geração distribuída   Armazenamento de energia   Fontes renováveis de energia   Meta-heurística

Resumo

Os sistemas de distribuição estão se tornando complexos sistemas de energia, onde o estado do sistema (tensão nas barras, fluxo de corrente nas linhas, etc.) não é determinado unicamente pelas cargas, mas pelas cargas e pelas fontes de energia, na sua grande maioria renováveis, que estão ligadas ao sistema. A geração de energia a partir de fontes renováveis tem um elevado grau de incerteza, incentivando em muitos lugares estudos sobre a viabilidade de instalação de sistemas de armazenamento de energia para uma operação conjunta com a geração distribuída diminuindo o impacto da incerteza relacionada a esse tipo de geração. Portanto, os tradicionais modelos de planejamento e operação de redes de distribuição devem ser melhorados a fim de considerarem estes novos componentes do sistema. Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar e desenvolver modelos e ferramentas computacionais para o planejamento das modernas redes de distribuição, considerando: (1) ações de expansão da rede: instalação e ampliação de subestações, instalação de novas linhas, recondutoramento de linhas existentes e a instalação de geradores distribuídos e dispositivos de armazenamento de energia; (2) operação da rede: a incerteza das fontes de energias renováveis e da demanda e do conceito de resposta à demanda; e (3) a confiabilidade do sistema. Considerar os dispositivos de armazenamento de energia e resposta à demanda, além da geração distribuída, torna o problema ainda mais complexo, mas são dispositivos e conceitos que estão se tornando cada vez mais presente no sistema de distribuição e pode influenciar a forma de como a expansão da rede é realizada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUPOLO, DIOGO; PEREIRA, JR., BENVINDO RODRIGUES; CONTRERAS, JAVIER; SANCHES MANTOVANI, JOSE ROBERTO. Medium- and low-voltage planning of radial electric power distribution systems considering reliability. IET GENERATION TRANSMISSION & DISTRIBUTION, v. 11, n. 9, p. 2212-2221, JUN 22 2017. Citações Web of Science: 3.
PEREIRA, JR., BENVINDO R.; MARTINS DA COSTA, GERALDO R.; CONTRERAS, JAVIER; SANCHES MANTOVANI, JOSE R. Optimal Distributed Generation and Reactive Power Allocation in Electrical Distribution Systems. IEEE TRANSACTIONS ON SUSTAINABLE ENERGY, v. 7, n. 3, p. 975-984, JUL 2016. Citações Web of Science: 48.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.