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Efeitos da possibilidade de omissão do relato e da perda de reforçadores sobre a correspondência fazer-dizer em crianças

Processo: 15/10145-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 20 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Mariana Quessada Macca
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/05989-9 - Investigando e estabelecendo tato como autorrelato em crianças com autismo, BE.EP.IC
Assunto(s):Comportamento verbal   Atraso de reforçamento   Análise do comportamento   Crianças   Relatos de casos

Resumo

A presente proposta leva em consideração que o responder verbal é um comportamento operante estabelecido e mantido por contingências de reforçamento e que, portanto, é possível analisá-lo também como variável dependente. O objetivo do presente estudo é avaliar, em linha de base, o padrão de relato de crianças sobre seus desempenhos em uma tarefa de leitura (correspondência, não-correspondência ou omissão de relato) e, verificar o efeito da retirada de pontos contingente ao padrão de relato cuja frequência for maior na linha de base. "Fazer" consistirá em ler uma palavra em voz alta e "dizer" consistirá em relatar sobre o desempenho na tarefa. O procedimento será planejado com as seguintes condições experimentais: linha de base (para investigar o padrão de relato dos participantes em termos de correspondência, não-correspondência ou omissão de relato); Retirada de pontos contingente ao padrão de relato mais frequente na linha de base (para verificar o efeito da retirada de reforçadores contingente a um tipo de relato específico) e; Treino de Correspondência (apenas para os casos em que seja necessário restaurar os níveis prévios de correspondência). Os reforçadores serão pontos que poderão ser trocados por brindes ao final de cada sessão. Os resultados serão analisados com relação à frequência de cada tipo de relato (correspondente, não correspondente ou ausência de relato) nas diferentes condições experimentais.

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