Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedogênese e caracterização molecular de horizontes Sômbricos em solos da região de tijucas do sul-pr

Processo: 15/03577-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Mariane Chiapini
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Gênese do solo

Resumo

A matéria orgânica do solo é uma fonte importante de carbono para a atmosfera. Devido a isso, é importante entender a estabilidade da matéria orgânica no solo, a qual está relacionada a vários processos. Propriedades intrínsecas da mesma podem estar relacionadas com a sua estabilidade, bem como o black carbon considerado resistente a degradação. Além do mais, a estabilidade da matéria orgânica é essencial para solos tropicais e subtropicais,uma vez que as condições climáticas dos trópicos favorecem a decomposição da matéria orgânica.Na maioria dos solos os horizontes mais escurecidos coincidem com as camadas ou horizontes superficiais devido ao maior acúmulo de matéria orgânica, mas nos estados da região sul do país constata-se com certa frequência a presença de solos com horizontes subsuperficiais escurecidos, os quais chamam a atenção por ser esta uma feição incomum. O horizonte escuro em subsuperfície desses solos provavelmente corresponde a um Sombrichorizon. OSombrichorizon é um horizonte que apresenta características como: a evidência de acumulação de húmus que não atenda à definição de horizonte espódico e tampouco tenha características que indiquem tratar-se de horizonte A enterrado.Na região Sul do Brasil existem solos com feições morfológicas similares às do Sombrichorizons, e algumas hipóteses a respeito da origem desses horizontes subsuperficiais escuros, podem estar relacionadas a: a) mudanças na natureza do material orgânico do horizonte superficial, devido a mudanças na vegetação induzidas por mudanças climáticas, o que promoveram a decomposição dessa zona do perfil com persistência em subsuperfície de matéria orgânica como a pirogênica; b) o húmus nestes solos poderia ter sido transportado e acumulado nestes horizontes em associação com a fração argila ou similar na forma de compostos organometálicos, como na podzolização.Tais questionamentos motivaram um estudo mais aprofundado da gênese dos Sombrichorizons da região de Tijucas do Sul no Estado do Paraná. O estudo contribuirá para um melhor entendimento da estabilidade e dinâmica da matéria orgânicapor meio dacaracterização molecular desta nos solos, bem como importantes informações relacionadas a estudos paleoclimáticos na região.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANE CHIAPINI; JAIRO CALDERARI DE OLIVEIRA JUNIOR; JUDITH SCHELLEKENS; JAIME ANTONIO DE ALMEIDA; PETER BUURMAN; PABLO VIDAL-TORRADO. Sombric-like horizon and xanthization in polychrome subtropical soils from Southern Brazil: implications for soil classification. Scientia Agricola, v. 78, n. 4, p. -, 2021. Citações Web of Science: 0.
CHIAPINI, MARIANE; SCHELLEKENS, JUDITH; CALEGARI, MARCIA REGINA; DE ALMEIDA, JAIME ANTONIO; BUURMAN, PETER; DE CAMARGO, PLINIO BARBOSA; VIDAL-TORRADO, PABLO. Formation of black carbon rich `sombric' horizons in the subsoil - A case study from subtropical Brazil. Geoderma, v. 314, p. 232-244, MAR 15 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIAPINI, Mariane. Gênese e química da matéria orgânica de horizontes sômbricos em solos subtropicais (Paraná, Brasil). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.