Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de níveis freáticos do Sistema Aquífero Bauru (SAB) em Área de Proteção Ambiental em Águas de Santa Bárbara/SP durante o ano hidrológico 2014/15

Processo: 15/05171-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Lucas Vituri Santarosa
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas   Geoprocessamento   Geoestatística

Resumo

Diante da importância dos recursos hídricos e da recorrente preocupação com a escassez deste recurso, o levantamento das características dos estoques de água subterrâneas torna-se fundamental para monitorar e entender os sistemas aquíferos e, consequentemente, melhorar a gestão dos recursos hídricos. Assim, o presente trabalho explorará ferramentas geoestatísticas para mapear a dinâmica do Sistema Aquífero Bauru (SAB), nos domínios da Estação Ecológica de Santa Barbara (EEcoSB), localizada no município de Águas de Santa Barbara/SP. Para isso, utilizar-se-á dados dos níveis potenciométricos monitorados durante o ano hidrológico de 2014/2015, correlacionados com atributos de solo e terreno, para verificar a resposta do SAB frente à escassez hídrica do ano hidrológico de 2013/2014 que tem afetado o Estado de São Paulo. A integração de diferentes fontes de informação sobre a dinâmica de sistemas aquíferos dentro de um modelo de predição espacial pode além de melhorar a qualidade dos mapas e acrescentar sentido físico às estimativas de níveis freáticos, contribuindo para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos avaliando o potencial hídrico da área e os mecanismos de oscilação do aquífero.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAROSA, LUCAS VITURI; MANZIONE, RODRIGO LILLA. Soil variables as auxiliary information in spatial prediction of shallow water table levels for estimating recovered water volume. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 23, 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTAROSA, Lucas Vituri. Mapeamento de níveis freáticos do sistema aquífero bauru (SAB) em área de proteção ambiental em Águas de Santa BárbaraSP durante o ano hidrológico 201415. 2016. 104 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.