Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ativação do Receptor Ativado por Protease do tipo 1 (PAR1) sobre a expressão de fatores osteogênicos de células do ligamento periodontal

Processo: 15/11587-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marinella Holzhausen Caldeira
Beneficiário:Emanuel da Silva Rovai
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trombina   Reparação periodontal

Resumo

A ativação do receptor ativado por protease do tipo 1 (PAR1) pela trombina pode desempenhar um importante papel na reparação e homeostase dos tecidos periodontais. Um estudo recente de nosso grupo demonstrou o aumento da expressão do receptor PAR1 em células do fluido gengival de pacientes com periodontite crônica após o tratamento periodontal, e que a expressão de PAR1 está associada com a diminuição da expressão dos níveis de biomarcadores inflamatórios. Além disso, estudos in vitro demonstraram que a ativação do PAR1 pela trombina induz a síntese de osteoprotegerina (OPG) em células do ligamento periodontal, leva a um aumento dose-dependente na proliferação de células isoladas do estroma da medula óssea de ratos e induz a expressão de diversos fatores de crescimento em osteoblastos. Portanto, os estudos da literatura sugerem a importância do papel mediador de PAR1 na reparação do tecido periodontal. No presente estudo, nós hipotetizamos que a ativação do PAR1 em células do ligamento periodontal pode levar ao aumento da atividade osteogênica. Desta forma, o objetivo principal do presente estudo será avaliar o efeito da ativação do PAR1 através de trombina sobre a diferenciação osteogênica das células do ligamento. Além disso, serão avaliados os efeitos da ativação do PAR1 sobre a expressão gênica e proteica de fosfatase alcalina (ALP), osteopontina, osteocalcina, RANKL, OPG e runt-related transcription factor-2 (Runx2).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAHHAL, JULIANA GARUBA; ROVAI, EMANUEL DA SILVA; HOLZHAUSEN, MARINELLA; CALDEIRA, CELSO LUIZ; DOS SANTOS, CARLOS FERREIRA; SIPERT, CARLA RENATA. Root canal dressings for revascularization influence in vitro mineralization of apical papilla cells. Journal of Applied Oral Science, v. 27, 2019. Citações Web of Science: 0.
ROVAI, EMANUEL SILVA; BATITUCCI AMBROSIO, LUCAS MACEDO; DE FRANCA, BRUNO NUNES; DE OLIVEIRA, LETICIA RODRIGUES; GASPARONI, LETICIA MIQUELITTO; SIPERT, CARLA RENATA; HOLZHAUSEN, MARINELLA. Protease-Activated Receptor Type 1 Activation Enhances Osteogenic Activity in Human Periodontal Ligament Stem Cells. STEM CELLS INTERNATIONAL, 2019. Citações Web of Science: 0.
ROVAI, E. S.; HOLZHAUSEN, M. The Role of Proteinase-Activated Receptors 1 and 2 in the Regulation of Periodontal Tissue Metabolism and Disease. CLINICAL & DEVELOPMENTAL IMMUNOLOGY, 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROVAI, Emanuel da Silva. Efeito da ativação do receptor ativado por protease do tipo 1 (PAR1) sobre as atividades osteogênica e cementogênica de células mesenquimais do ligamento periodontal. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.