Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel de miRNAs na regulação da expressão do complexo multienzimático lisossômico

Processo: 15/05381-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Vânia D'Almeida
Beneficiário:Matheus Trovão de Queiroz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):MicroRNAs   Mucopolissacaridose I

Resumo

A mucopolissacaridose tipo I (MPS I) é uma doença genética na qual há uma deficiência na expressão da enzima ±-L-iduronidase (gene IDUA), responsável pela degradação de dois glicosaminoglicanos no interior dos lisossomos. A perturbação lisossômica gerada por este acúmulo proporciona o acometimento de vias secundárias, dentre elas, o acúmulo dos gangliosídeos GM2, GM3 e GD3 no sistema nervoso central (SNC), envolvidos no processo neurodegenerativo observado na MPS I. Estudos recentes mostraram que a expressão de genes responsáveis pelo metabolismo de gangliosídeos, especialmente o gene Neu1, que codifica a enzima neuraminidase 1, encontra-se significativamente reduzida no cerebelo e no hipocampo de camundongos MPS I (Idua -/-). Esta enzima, juntamente com a catepsina A (gene Ctsa) e ²-galactosidase (gene Glb1), compõe o complexo multienzimático lisossômico (CML), o qual se encontra associado a funções importantes tais como a apoptose neuronal. Um estudo preliminar realizado pelo nosso grupo encontrou alterações dos níveis de três miRNAs da família miR-17, dos quais apenas o miR-20b-5p apresenta como alvos preditos os genes Ctsa e Neu1, assim como a redução na expressão de Neu1 nos camundongos Idua -/-. A superexpressão de miR-20b-5p e a subexpressão de miR-20b-3p no cerebelo de camundongos MPS I é uma evidência da importância deste par para a fisiopatologia no SNC. A caracterização funcional destes miRNAs é um importante passo em busca da elucidação da relação entre o CML e o acúmulo de gangliosídeos. Desta forma, o objetivo deste estudo é verificar se o miR-20b-5p regula diretamente a neuraminidase 1 e analisar os efeitos observados sobre a expressão gênica e proteica dos membros do CML em um contexto de superexpressão de miR-20b-5p em cultura celular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, VANESSA GONCALVES; QUEIROZ, MATHEUS TROVAO; D'ALMEIDA, VANIA. Differential expression of microRNAs from miR-17 family in the cerebellum of mucopolysaccharidosis type I mice. Gene, v. 595, n. 2, p. 207-211, DEC 31 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.