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Desenvolvimento de ferramentas analíticas em colaboração com as equipes PDS e RepMus do IRCAM.

Processo: 15/15504-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Tatiana Olivieri Catanzaro
Supervisor: Mikhail Malt
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM), França  
Vinculado à bolsa:14/06538-5 - Metodologias de análise musical baseadas em psicoacústica, neurociência e ciências cognitivas, BP.PD
Assunto(s):Psicologia cognitiva   Psicoacústica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise musical com suporte computacional | Composição baseada no som | Escrita dimensional ou sintética | Música Espectral | Psicoacústica | psicologia cognitiva | Análise Musical com Suporte Computacional

Resumo

O presente projeto visa a realização de um estágio de pesquisa no IRCAM entre 01 de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016 sob a orientação do Prof. Mikhail Malt e em colaboração com as equipes PDS (Perception et Design Sonores, dirigida pelo Prof. Patrick Susini ) e RepMus (Représentations Musicales, dirigida pelo Prof. Gérard Assayag ). O projeto de pós-doutorado, já aprovado pela FAPESP, dialoga com a nossa tese de doutorado , na qual tratamos do contexto tecnocientífico que possibilitou a emergência do modelo composicional da música espectral, fruto do cruzamento de disciplinas tão diversas como a física, a psicoacústica, a eletrônica, a ciência da computação e a filosofia. O trabalho pós-doutoral, iniciado em setembro de 2014 no NICS-UNICAMP, propõe a continuação de nossos estudos doutorais, através da elaboração conceitual e da implementação de uma nova ferramenta analítica computacional que permita reintegrar à análise musical, assim como a música espectral realizou no campo da composição musical, a questão temporal (inferida aqui como a dinâmica de transformação do conteúdo espectral do som na sua constituição estrutural). Isso torna-se mais evidente ao pensarmos que, ao explodir a linguagem simbólica da música e ao fazê-la convergir numa escrita do som, os antigos problemas ligados à permutação de parâmetros abstratos tiveram de ser abandonados em favor de uma problemática multidimensional ligada às questões da própria constituição física do som encaradas de maneira estrutural na escrita musical.O estado atual de nossas pesquisas nos conduz naturalmente ao pedido da bolsa BEPE, a fim de desenvolver tecnicamente as habilidades necessárias para a proposição e posterior implementação de nossa ferramenta analítica. Entre as questões que serão focadas durante esse período, destacamos a reflexão sobre estruturas morfológicas (bottom-up) e sobre estruturas funcionais (top-down) concernindo a análise e suas representações, através de uma metodologia heurística de modelos informáticos e de soluções algorítmicas para a representação de dados no intento de conceber a melhor ferramenta gráfica que possa representar um fluxo organizacional das obras analisadas.

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