Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do nível de estresse dos estudantes ingressantes num curso de medicina e correlação com a metodologia e com o estilo de aprendizagem

Processo: 15/07521-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Patricia Maluf Cury
Beneficiário:Fernanda Fortuci Resende Botelho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina em São José do Rio Preto (FACERES). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Métodos de ensino   Estudantes de medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médico | estilo de aprendizagem | estudante de medicina | Metodologia de ensino | Pbl | stress | educação médica

Resumo

O ingresso do estudante na vida universitária é quase sempre acompanhada por algum grau de estresse. Quando a metodologia de ensino é muito diferente do que o aluno estava acostumado, associado aos diferentes estilos de aprendizado que o mesmo pode ter, pode alterar ainda mais o equilíbrio emocional do indivíduo. Objetivos: Constatar o nível de estresse do aluno do curso de medicina em uma faculdade que utiliza uma metodologia ativa (PBL) observando se existe relação de estresse no estilo de aprendizagem individual com método de ensino que o aluno estará inserido.Material e métodos: Serão entrevistados alunos do primeiro semestre do curso de uma faculdade que segue o estilo de ensino baseado em problemas (PBL). Será utilizado para a avaliação do nível de estresse no estudante de Medicina o questionário de Inventário de sintomas de Stress para adultos de LIPP(ISSL) e para analisar o estilo de aprendizagem será usado o questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem. Será feita a analise de correlação entre esses dois questionários.Esse projeto faz parte de um projeto mãe que irá avaliar uma outra Instituição com modelo tradicional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)