Busca avançada
Ano de início
Entree

Opções técnicas e econômicas de culturas para rotação em área de produção de silagem em sistema de Integração Lavoura-Pecuária: alterações físico-químicas do solo

Processo: 15/06685-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcelo Andreotti
Beneficiário:Isabô Melina Pascoaloto
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Análise econômica   Plantio direto   Urochloa brizantha   Panicum maximum   Sistemas de produção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise economica | Cajanus cajan | Panicum maximum | sistema plantio direto | Sorghum bicolor | Urochloa brizantha | Sistemas de Produção

Resumo

A busca por sistemas rentáveis e de alta produtividade tem levado o produtor a adotar um conjunto de medidas que permitam a exploração sustentável da área de cultivo de forma a preservar as características físico-químicas do solo de um ciclo produtivo para outro. As alternativas que tem se mostrado mais viáveis nesse sentido são a realização de rotação de culturas e a instalação dos sistemas plantio direto (SPD) e integração lavoura-pecuária (ILP). Assim, o presente trabalho de pesquisa será conduzido em uma área de sequeiro no Cerrado, pertencente à Faculdade de Engenharia/UNESP, Campus de Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria-MS. Serão realizados dois experimentos consecutivos na área experimental, por dois anos agrícolas. O primeiro será constituído pelo consórcio da cultura do sorgo forrageiro com forrageiras tropicais e/ou guandu-anão no sistema de ILP, em dois momentos de colheita, com a finalidade de produção de silagem e pela avaliação da qualidade e da produtividade da forragem remanescente para pastejo. O segundo experimento será constituído da semeadura de milho ou soja na área previamente ocupada pelo consórcio do sorgo e das forrageiras. Neste sentido, o projeto avaliará: 1) o desempenho produtivo de sorgo consorciado com Urochloa brizantha cv. Marandu, Panicum maximum cv. Mombaça e/ou feijão guandu-anão no primeiro corte e na rebrota aos 90 dias; 2) os componentes da produção e produtividade de forragem dos consórcios com o sorgo e o guandu-anão no primeiro corte, na rebrota e na pastagem de inverno; 3) o desempenho produtivo do milho e da soja em sucessão 4) as alterações nos atributos químicos e físicos do solo na camada de 0 a 0,10 m e de 0,10 a 0,20 m, ao final de cada ciclo produtivo; e 5) o desempenho econômico da ILP sob SPD durante o período de estudo, visando constatar a sustentabilidade e lucratividade de cada sistema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASCOALOTO, ISABO MELINA; ANDREOTTI, MARCELO; DA CRUZ, SANDERLEY SIMOES; SABBAG, OMAR JORGE; BORGHI, EMERSON; DE LIMA, GILMAR COTRIN; MODESTO, VIVIANE CRISTINA. Análise econômica de consórcios de sorgo com forrageiras ou guandu-anão sucedidos por soja ou milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 52, n. 10, p. 833-840, . (15/06685-0)
DA CRUZ, SANDERLEY SIMOES; ANDREOTTI, MARCELO; PASCOALOTO, ISABO MELINA; DE LIMA, GILMAR COTRIN; SOARES, CAROLINE DE AQUINO. Production in forage sorghum intercropped with grasses and pigeon pea at crop cutting. REVISTA CIENCIA AGRONOMICA, v. 51, n. 2, . (13/21339-6, 15/06685-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASCOALOTO, Isabô Melina. Opções técnicas e econômicas de culturas para rotação em área de integração lavoura-pecuária: alterações físico-químicas do solo. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.