Busca avançada
Ano de início
Entree

A Influencia Organizacional na Qualidade do Projeto do Ambiente Construído

Processo: 15/06367-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Márcio Minto Fabricio
Beneficiário:Lucas Melchiori Pereira
Instituição-sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração de projetos   Processo de projeto

Resumo

O Conhecimento, processos, práticas e ferramentas ligados à qualidade do projeto no Ambiente Construído apresentam proeminente desenvolvimento acadêmico e científico. Esse reconhecido sucesso, ligado às metodologias de simulação e avaliação de desempenho, identificação dos requisitos dos clientes, modelos de melhoria contínua, gestão da qualidade e inovação incremental, contudo, não apresenta equivalente maturidade com relação às condições organizacionais para a aplicabilidade no Processo de Projeto (PP). Integrar estes conhecimentos ao PP confere subsídios para direcionar o processo e avaliar a qualidade do projeto, porem esta integração depende de condições organizacionais que permita o fluxo de informações necessário e alinhe interesses entre os principais atores envolvidos no Ciclo de Vida do Ambiente Construído. Assim, a discussão do potencial e desafios para incorporar esses ferramentais, práticas e processos ligados aos Conhecimentos que impactam na qualidade do projeto do Ambiente Construído dependem de uma abordagem estratégica dessas condições organizacionais, considerando competências necessárias, a motivação para sua adoção e as eventuais barreiras a serem superadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, CRISTIANE; PEREIRA, LUCAS MELCHIORI; FABRICIO, MARCIO MINTO. Life cycle assessment and environmental-based choices at the early design stages: an application using building information modelling. ARCHITECTURAL ENGINEERING AND DESIGN MANAGEMENT, v. 14, n. 5, p. 332-346, . (15/06367-9, 13/24046-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Lucas Melchiori. A influência organizacional sobre a qualidade do projeto do ambiente construído. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.