Busca avançada
Ano de início
Entree

Um novo gênero neotropical de aranhas da Família Sparassidae Bertkau (Arachnida, Araneae)

Processo: 15/08020-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Cristina Anne Rheims
Beneficiário:Elaine Cristina Pinto
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Araneae   Arachnida   Sparassidae   Aranhas

Resumo

Assim como os demais Sparassidae, aranhas do gênero Polybetes Simon são errantes, laterígradas, com uma membrana bi ou trilobada na extremidade distal dorsal dos metatarsos, duas unhas tarsais e escópulas nos tarsos e metatarsos. Além disso, apresentam a fila de olhos anteriores levemente recurva e apenas dois dentes promarginais nas quelíceras. O gênero inclui atualmente treze espécies distribuídas na América do Sul. Resultados preliminares de uma análise cladística, incluindo todas as espécies do gênero, bem como comparações entre exemplares de espécies atualmente alocadas em Polybetes mostram que nem todas as espécies são congenéricas a espécie-tipo, Polybetes martius (Nicolet) e algumas espécies devem ser transferidas para outros gêneros, conhecidos ou novos. Este é o caso de Polybetes proximus (Mello-Leitão) que aparece na análise como não relacionado a espécie-tipo, P. martius (Nicolet) e apresenta diferenças morfológicas consideradas importantes para a definição de gêneros em Sparassidae. Dessa maneira, este projeto tem como objetivo a descrição de um gênero novo para alocar Polybetes proximos dentro de um contexto atual, utilizando todos os recursos disponíveis de microscopia ótica e eletrônica. Além disso, serão descritas eventuais espécies novas encontradas no material disponível para estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, ELAINE CRISTINA; RHEIMS, CRISTINA ANNE. A new genus of Neotropical spiders of the family Sparassidae (Arachnida: Araneae). Zoologia, v. 33, n. 6 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.