Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética dos gêneros da família prodidomidae SIMON 1884 (Arachnida; Araneae)

Processo: 14/23533-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Cristina Anne Rheims
Beneficiário:Bruno Vinicius Bastos Rodrigues
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Araneae   Filogenia

Resumo

Prodidomidae Simon inclui aranhas de pequeno a médio porte, com duas unhas tarsais, sem cribelo e geralmente com oito olhos. A família é caracterizada por apresentar os fúsulos das glândulas piriformes das fiandeiras laterais anteriores extremamente alongados e associados a cerdas altamente plumosas. Sua distribuição abrange as regiões tropicais e subtropicais do planeta, tendo sua maior diversidade nas regiões Neotropical e Afrotropical. Prodidomidae está inserido no grupo Dionycha, e em uma análise filogenética recente desse grupo, Prodidomidade foi incluído em um agrupamento chamado de CTC (Claw Tuft Clasper), o qual é caracterizado por possuir um mecanismo único para mover o tufo de cerdas das garras das pernas. Atualmente, Prodidomidae inclui 309 espécies distribuídas em 31 gêneros e está dividida em três subfamílias: Prodidominae Simon, Molycriinae Simon e Theuminae Platnick e Baehr. Molycriinae teve sua monofilia testada em um trabalho de revisão dos gêneros australianos. Este trabalho confirmou o monofiletismo da subfamília, apesar de utilizar uma matriz simples, com somente onze caracteres. Prodidominae e Theuminae foram incluídos em uma análise filogenética recente de Dionycha, entretanto, foram utilizados apenas dois gêneros de cada subfamília. Prodidominae foi considerado monofilético, enquanto Theuminae seria parafilético. Em vista disso, este projeto irá testar o monofiletismo das subfamílias de Prodidomidae, incluindo todos os seus gêneros, e propor uma hipótese de relacionamento entre eles com base em uma análise filogenética de dados morfológicos. Os gêneros serão representados, sempre que possível, por suas espécies-tipo e as subfamílias serão definidas com base nos resultados da análise.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, BRUNO V. B.; CIZAUSKAS, IGOR; RHEIMS, CRISTINA A. Description of Paracymbiomma gen. nov., a new genus of prodidomid spiders from the Neotropical region (Araneae: Prodidomidae) including a new troglobite species. Zootaxa, v. 4514, n. 3, p. 301-331, NOV 8 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.