Bolsa 15/06207-1 - Romance, História do livro - BV FAPESP
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Circulação e avaliação de romances na França, Inglaterra, Portugal e Brasil,1840-1870

Processo: 15/06207-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Márcia Azevedo de Abreu
Beneficiário:Etienne Alexandro Sauthier
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/07342-9 - A circulação transatlântica dos impressos: a globalização da cultura no século XIX, AP.TEM
Assunto(s):Romance   História do livro   História da leitura   Século XIX   História da literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História da Leitura | História da Literatura | história do livro | Recepção crítica | Romance | Século XIX | História da Literatura

Resumo

Este projeto propõe pesquisa a respeito da circulação e avaliação de romances entre os anos de 1840 e 1870, no Brasil, França, Inglaterra e Portugal. Ele se insere no projeto temático "Circulação Transatlântica dos Impressos", que, sob a direção de Márcia Abreu e Jean-Yves Mollier, investiga as práticas sociais em torno do romance na Europa e no Brasil do século XIX. A pesquisa se realizará em quatro frentes: (1) trata-se de, cruzando fontes como anúncios de livrarias em jornais, catálogos de bibliotecas e gabinetes de leitura e resenhas jornalísticas estabelecer um inventário dos romances de maior circulação no Brasil, França, Portugal e Inglaterra, entre 1840-1870. (2) Em seguida, acontecerá uma investigação dos critérios de avaliação dos romances que mais circulavam. (3) Com isso, será possível identificar as diferenças e disputas entre os critérios de avaliação utilizados nos quatro espaços literários citados. (4) Por fim, intenta-se historicizar as leituras e análises contemporâneas de romances dos oitocentos, trazendo elementos que as tornem suficientemente complexas, quais sejam, a compreensão da prática literária a partir das representações e práticas produzidas por diversos agentes (livreiros, tipógrafos, leitores, editores, escritores), em uma rede mundial de relações de produção, circulação e consumo.

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