Busca avançada
Ano de início
Entree

Nacional-socialismo, integralismo e imaginário econômico: o pensamento de gottfried feder e gustavo barroso em perspectiva comparada (1919-1938)

Processo: 15/06566-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Sara Albieri
Beneficiário:Marcelo Alves de Paula Lima
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/07271-8 - História conceitual e imaginário econômico: o conceito de capital financeiro na obra de Gottfried Feder, BE.EP.MS
Assunto(s):Integralismo   História das ideias   Nacional-Socialismo   Fascismo

Resumo

O objetivo do trabalho é empreender uma análise comparativa entre as ideias nazistas e integralistas à luz da noção de "imaginário econômico". Para tanto, recorreremos a dois militantes desses movimentos em cujas obras há uma preocupação especial com a temática econômica: Gottfried Feder e Gustavo Barroso. Em ambos os autores é recorrente a temática da conspiração judaica por meio, entre outros, dos bancos, dos juros e do capital especulativo. O conceito de "mamonismo", usado por ambos os autores para descrever a busca desenfreada por bens materiais, será o fio condutor de nossa pesquisa. Tentaremos compreender como cada autor se apropriou desse conceito e como seus escritos ajudaram a configurar o imaginário econômico de seus respectivos movimentos. Com isso, esperamos não só apontar para novas possibilidades para as análises comparativas entre o integralismo e o nacional-socialismo, mas também propor o uso da noção de "imaginário" no campo da história econômica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Marcelo Alves de Paula. Em guarda contra as altas finanças: o pensamento de Gottfried Feder e Gustavo Barroso em perspectiva comparada (1919-1939). 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.