Busca avançada
Ano de início
Entree

Quais componentes metabolômicos influenciam a fitopatogenicidade de Colletotrichum spp.?

Processo: 15/14114-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Mirelle Takaki
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/03679-8 - Emprego de ferramentas estatísticas e redes moleculares para análises metabolômicas de Colletotrichum spp, BE.EP.DR
Assunto(s):Metabolômica

Resumo

Os fungos do gênero Colletotrichum, causadores da antracnose em plantas, são os principais fitopatógenos do mundo e afetam diversas culturas como pimentão, guaraná, morango, maracujá, manga, cebola, alho, dentre outras. Apesar de todos os danos a diversas espécies vegetais de importância econômica e nutricional, ainda não existem formas totalmente eficazes para se evitar a infecção e danos causados por Colletotrichum spp. Fungos deste gênero produzem metabólitos secundários que podem constituir parte do processo de virulência associada à fitopatogenicidade. Entretanto, pouquíssimos metabólitos de Colletotrichum que apresentam atividade fitotóxica contra diferentes espécies de plantas foram isolados e identificados. Em diferentes estudos, compostos detectados em frações do meio de cultura de linhagens de Colletotrichum demonstraram atividade fitotóxica mas não puderam ser identificados por serem produzidos em quantidades muito traço. O presente projeto objetiva utilizar técnicas de metabolômica para investigar o conjunto de metabólitos produzidos por Colletotrichum spp. sob condições de expressão de fitotoxicidade e ausência de fitotoxicidade, de maneira a se verificar se a produção de determinados metabólitos secundários está associada ou não à virulência destes fitopatógenos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERLINCK, ROBERTO G. S.; BERTONHA, ARIANE F.; TAKAKI, MIRELLE; RODRIGUEZ, JULIE P. G. The chemistry and biology of guanidine natural products. NATURAL PRODUCT REPORTS, v. 34, n. 11, p. 1264-1301, NOV 1 2017. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.