Busca avançada
Ano de início
Entree

Da sala de leitura à tribuna: livros e cultura jurídica em São Paulo (1850-1890)

Processo: 15/11823-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 01 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Marisa Midore Deaecto
Beneficiário:Vivian Nani Ayres
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/12362-2 - Da sala de leitura à tribuna: livros e cultura jurídica em São Paulo (1850-1890), BE.EP.DD
Assunto(s):História do livro   História da leitura   Bibliotecas particulares   Direito   Juristas   Estudantes de direito   Século XIX   São Paulo (SP)

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar as bibliotecas particulares dos estudantes e professores que compuseram os quadros da Faculdade de Direito em São Paulo, entre os anos de 1850 e 1890, através das informações contidas em seus inventários post-mortem. O levantamento tem como objetivo estabelecer um perfil desses leitores e verificar as possíveis relações entre suas bibliotecas e sua atuação profissional e política. Além disso, pretendemos verificar se houve alterações nos perfis dessas bibliotecas ao longo do tempo e em que medida elas acompanharam as transformações políticas e econômicas vivenciadas no Brasil - especificamente em São Paulo - durante o período estipulado. Procuraremos identificar os títulos relacionados à literatura política e às edições em língua estrangeira na tentativa de averiguar se os livros identificados nos inventários os aproximava de um circuito transnacional da circulação de ideias, de modo particular, dos debates liberais e republicanos em voga na época. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AYRES, Vivian Nani. Da sala de leitura à tribuna: livros e cultura jurídica em São Paulo no século XIX. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.