Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos componentes salivares de Aedes aegypti em infecções por parasitos do gênero Leishmania

Processo: 15/12703-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2015
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Anderson de Sá Nunes
Beneficiário:Mariana Hayashi Garcia
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vetores de doenças   Entomologia médica   Aedes aegypti   Febre de Chikungunya   Dengue   Febre amarela   Leishmania infantum   Leishmania mexicana   Glândulas salivares

Resumo

Mosquitos da espécie Aedes aegypti são considerados importantes vetores de doenças como dengue, febre amarela e febre Chikungunya, estando amplamente distribuídos em todo território brasileiro. As fêmeas desses insetos necessitam realizar o repasto sanguíneo a fim de adquirirem nutrientes para a maturação e desenvolvimento de seus ovos. Neste contexto, a saliva possui papel de fundamental importância, representando o elo entre o artrópode hematófago, seu hospedeiro vertebrado e o potencial patógeno a ser transmitido. Nessa saliva podemos encontrar um coquetel farmacológico com diversas atividades biológicas, com a presença de peptídeos antimicrobianos e uma série de funções imunomoduladoras em células do hospedeiro vertebrado, com especial atenção aos macrófagos. Uma vez que a leishmaniose, doença causada por protozoários do gênero Leishmania, apresenta-se como uma doença de caráter zoonótico de grande relevância em saúde pública e cujos tratamentos preconizados nos dias de hoje possuem limitações, os objetivos do presente trabalho são: 1) avaliar se os componentes salivares de A. aegypti possuem atividade direta sobre parasitos do gênero Leishmania; 2) determinar um possível papel na interação Leishmania/macrófago em modelo murino e; 3) observar se o tratamento in vivo com o extrato de glândula salivar do mosquito afeta o curso da infecção em camundongos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Mariana Hayashi. Efeito dos componentes salivares de Aedes aegypti em infecções por parasitos do gênero Leishmania.. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.