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Educação sob a lógica dos fundos de investimento: o caso da Abril Educação

Processo: 15/16905-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 13 de outubro de 2015
Vigência (Término): 05 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Theresa Maria de Freitas Adrião
Beneficiário:Luciana Sardenha Galzerano
Supervisor no Exterior: Steven Klees
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Maryland, College Park, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/13653-5 - Estratégias de grandes grupos empresariais para ampliar sua atuação junto à educação básica pública: a Abril Educação, BP.MS
Assunto(s):Administração da educação   Mercado financeiro   Privatização   Parceria público-privada

Resumo

Este projeto, vinculado à pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo geral aprofundar a análise acerca da relação entre mercado financeiro e educação. De modo mais especifico, pretende-se compreender o significado da mudança no controle da Abril Educação - iniciada como uma empresa familiar e, em 2015, vendida para uma gestora de fundos de investimento, a Tarpon - bem como identificar as estratégias de negociação dos ativos da Abril nos Estados Unidos, tendo em vista que esse país é responsável pela maior parte do capital da gestora. O período selecionado para a pesquisa refere-se a 2011-2014. O aprofundamento teórico da discussão dar-se-á por meio de revisão bibliográfica e de participação em grupo de pesquisa da Universidade de Maryland, especializado na temática da privatização da educação. O levantamento de informações realizar-se-á em mídia norte-americana impressa e online, em documentos institucionais, e por entrevistas com representantes da Tarpon na cidade de Nova Iorque. (AU)