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A escolarização de surdos e cegos no Brasil e na França: os primeiros institutos de educação especializada

Processo: 15/03423-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cássia Geciauskas Sofiato
Beneficiário:Roberta Baessa Estimado
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/23439-3 - A escolarização de surdos e cegos em Paris: os primeiros institutos de educação especializada, BE.EP.IC
Assunto(s):Educação especial   Educação para deficientes   Pessoas com deficiência visual   Pessoas com deficiência auditiva   Escolarização   Rio de Janeiro   França (país)   Segundo reinado (1840-1889)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cegos | Escolarização | França | Rio de Janeiro | Segundo Reinado | Surdos | Educação Especial

Resumo

Esta pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, tem por objetivo aprofundar a discussão historiográfica acerca do processo de fundação e consolidação das instituições de instrução pública para deficientes visuais e auditivos no Brasil, isto é, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (antigo Instituto dos Surdos-Mudos) e o Instituto Benjamin Constant (antigo Imperial Instituto dos Meninos Cegos), durante o período que compreende o início do Segundo Reinado (1840) e a Proclamação da República (1889). Além disto, ela pretende discutir até que ponto o modelo de instrução pública para surdos e cegos era semelhante ou distinto do aplicado pelos institutos franceses, a saber, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris e o Instituto de Meninos Cegos de Paris, uma vez que estes eram considerados como referências do período para as instituições de educação especializada para cegos e surdos que estavam em processo de formação. Para tanto, como procedimento metodológico, analisar-se-á a documentação de fundação dos institutos, bem como documentos de cunho pessoal que circulavam entre os envolvidos com este processo, além de documentos de caráter legal e do próprio aparato burocrático estatal. A análise do corpus documental em questão, confrontada com a bibliografia existente, permitirá inserir o exame sobre como e porque essas instituições foram fundadas, em meio a uma política imperial que privilegiava a educação para as elites; compreendendo assim o seu contexto político, social e econômico em suas especificidades. (AU)

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